AMEAÇAS EM ESCOLAS

Representante dos colégios particulares de Pernambuco fala sobre as mensagens de ameaças; Veja posicionamento

"Estamos com olhos atentos. Não desdenhamos de nada", afirma presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 11/04/2023 às 13:34 | Atualizado em 11/04/2023 às 14:00
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Colégios estão atentos às mensagens com ameaças nas redes sociais - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

A preocupação dos pais, alunos e funcionários de instituições de ensino continua diante de novas mensagens com ameaças e de mais um caso de ataque registrado nesta terça-feira (11) no País. 

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, José Ricardo Diniz, afirmou que não recebeu, até o momento, informações de que algum colégio particular tenha recebido ameaça. 

"Especificamente nós não recebemos nenhum comunicado de colega diretor, diretora, nesse sentido. Agora, o que houve foi esse movimento nas redes sociais e que a gente tem que ver com muito cuidado. Primeiro para você não glamorizar. Para você não potencializar um estado de pânico, que é justamente o que essa galera do mal quer", afirmou o representante da categoria.

Diniz destacou ainda que as instituições de ensino estão atentas às medidas de segurança que precisam ser adotadas para evitar possíveis incidentes. 

"Estamos com olhos atentos. Não desdenhamos de nada, agora também nos recusamos a superlativizar o que está aí dentro das redes sociais", disse. 

VÍDEO: GOVERNO de PE REÚNE GESTORES de ESCOLAS para REFORÇAR SEGURANÇA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Em Pernambuco, a Polícia Civil está investigando ameaças de ataques em escolas - principalmente da rede estadual de ensino. Na semana passada, unidades precisaram suspender as aulas ou colocá-las em formato remoto por alguns dias por medida de segurança.

Nesta terça-feira (11), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social se reuném com os gestores das Gerências Regionais de Educação para ouvir o que está sendo disseminado e quais serão as próximas ações a serem adotadas nas unidades de ensino.

Há mensagens também envolvendo nomes de colégios particulares. A orientação é que representantes das instituições registrem queixa na delegacia mais próxima para que os casos possam ser investigados.

Com relação às escolas da Rede Estadual de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes afirmou que conta com algumas unidades de ensino com vigilância 24 horas, sistemas de monitoramento, segurança terceirizada, além das rondas da Patrulha Escolar.

"A pasta segue atenta à segurança nas unidades de ensino, assim como às demandas socioemocionais dos estudantes e professores, e em breve vai lançar um programa de escuta e de encaminhamento nesse processo de humanização, considerando as situações que emergem diariamente no cotidiano das instituições de ensino", informou a secretaria.

 

Comentários

Últimas notícias