Caso Eloá

LINHA DIRETA CASO ELOÁ: Saiba como está Nayara, melhor amiga de Eloá

Sobrevivente do sequestro em 2008, Nayara era a melhor amiga de Eloá, que faleceu após mais de 100 horas como refém do ex-namorado

Imagem do autor
Cadastrado por

Beatriz Galvão

Publicado em 04/05/2023 às 7:04 | Atualizado em 04/05/2023 às 8:47
Notícia
X

O programa Linha Direta retorna nesta quinta-feira (4) à grade de programação da TV Globo, sob a apresentação de Pedro Bial, após um hiato de 16 anos.

No primeiro episódio, o Linha Direta, que ficou conhecido nas décadas de 1990 e 2000, abordará o Caso Eloá.

Confira nesta matéria: 

  • O que foi o caso Elóa? Relembre;
  • O que aconteceu com Nayara?;
  • Veja como Nayara está hoje;
  • Mãe de Elóa;
  • Programa Linha Direta 

O QUE FOI O CASO ELÓA? RELEMBRE

Em outubro de 2008, a atenção da mídia nacional se voltou para o município de Santo André, em São Paulo, para assistir ao sequestro de Eloá Cristina Pimentel.

Aos 15 anos, Eloá foi feita de refém por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos, dentro do apartamento onde morava com sua família.

No momento que Lindemberg invadiu o apartamento, Eloá estava estudando com três amigos: Nayara Rodrigues da Silva, Iago Vilera e Victor Campos. 

O sequestro, que durou 5 dias, foi transmitido ao vivo e apresentou diversas reviravoltas, incluindo a intervenção de uma apresentadora de TV e protocolos incorretos durante as ações policiais de resgate.

Infelizmente, o desfecho do sequestro foi uma tragédia; Lindemberg atirou nas meninas. Eloá foi morta com dois tiros, um na cabeça e outro na virilha, enquanto Nayara sofreu um tiro no rosto, mas sobreviveu.

O QUE ACONTECEU COM NAYARA? 

Depois de ser a única sobrevivente dos momentos finais do sequestro, Nayara foi encaminhada ao hospital, onde precisou passar por uma cirurgia para a retirada da bala.

A recuperação foi longa e ela precisou se submeter a um tratamento para as lesões sofridas.

A paciente foi internada no Centro Hospitalar, e recebeu cuidados médicos intensivos.

VEJA COMO NAYARA ESTÁ HOJE

Nayara fez faculdade de engenharia e hoje leva uma vida discreta. Ela evita conceder entrevistas ou comentar sobre o caso Eloá.

Uma das raras exceções ocorreu no mês seguinte ao crime, em novembro de 2008, quando ela foi entrevistada por Renata Ceribelli no programa "Fantástico", da TV Globo.

Foi determinado pela Justiça de São Paulo, em 2018, que o governo deveria pagar uma indenização de R$ 150 mil por conta dos erros cometidos pela ação policial que resultaram em danos morais relacionados à perda da amiga, ao cárcere privado e aos ferimentos sofridos, como informou a revista Máxima. 

MÃE DE ELOÁ 

De acordo com a revista Máxima, a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, tentou buscar o mesmo recurso judicial, mas sua tentativa foi negada pelos juízes.

Eles argumentaram que a morte da jovem foi um resultado direto da ação do criminoso, que já havia sido julgado e estava cumprindo pena na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo, e que, portanto, o Estado não poderia ser responsabilizado.

PROGRAMA LINHA DIRETA

Renovado, o programa "Linha Direta" vai manter sua natureza, com uma abordagem investigativa e uma narrativa mais ampla, incluindo apresentações, reportagens, entrevistas e reconstruções de casos que se tornaram importantes para a sociedade brasileira nos últimos 15 anos.

Tags

Autor