ROUBO DE CELULAR

Pelo menos 3 celulares são roubados por hora em Pernambuco; Veja como recuperar aparelho

De janeiro a abril deste ano, foram 9.996 queixas de celulares roubados foram registradas pela polícia. Houve aumento de casos em relação a 2022

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 12/05/2023 às 14:59
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uma orientação da polícia é que o cidadão realize o cadastro no Alerta Celular para conseguir recuperar aparelho em caso de roubo - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cada hora, pelo menos três celulares são roubados em Pernambuco. O cálculo estimado tem como base o total de 9.996 queixas registradas pela polícia somente no primeiro quadrimestre deste ano, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). São 660 casos a mais do que no mesmo período de 2022. 

O número é muito alto e reforça a necessidade de ações da polícia para punir os criminosos que continuam agindo livremente pelas ruas e abordando a população, principalmente em horários noturnos e em locais com menor movimentação. 

Mas o cidadão também precisa fazer sua parte. Uma das orientações da polícia é o cadastro dos aparelhos no programa Alerta Celular, criado pela SDS em 2017. 

Somente neste ano, 1.030 aparelhos que haviam sido roubados ou furtados no Estado foram recuperados pela polícia graças ao programa. 

COMO FAZER O CADASTRO NO ALERTA CELULAR

Para realizar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no lado direito da página.

O usuário precisa informar o IMEI. Esse número se obtém, além da consulta à nota fiscal e caixa do aparelho, usando o teclado do próprio celular. Basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Além do cadastro do aparelho, no Alerta Celular, é imprescindível, em caso de furto ou roubo, o registro imediato do crime por meio de boletim de ocorrência, para facilitar a localização do celular previamente cadastrado no sistema.

O aparelho ficará com um alerta no banco de dados, como "aparelho roubado ou furtado", ajudando assim a sua localização e devolução ao seu real proprietário.

Informações como endereço e telefone para contato são imprescindíveis para a devolução do produto.

VEJA VÍDEO:

Quem precisar tirar dúvidas na hora do cadastro pode entrar em contato com o SAC Alerta Celular. O canal funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, via Whatsapp (81) 9.8494.3219.

Importante destacar que o Alerta Celular não é um sistema de rastreamento. Ele serve para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, recuperando os aparelhos cadastrados.

CRESCIMENTO DOS ROUBOS EM GERAL EM PERNAMBUCO

Não foram apenas os roubos de celulares que cresceram em Pernambuco em 2023, conforme apontam as estatísticas mais recentes da SDS. 

Somente no último mês de abril, 4.621 boletins de ocorrência de roubos e furtos em geral foram registrados no Estado. É a maior quantidade desde janeiro de 2021.

No acumulado do ano, a polícia já somou 17.817 ocorrências entre 1º de janeiro e 30 de abril. No mesmo período do ano passado, foram 17.299 casos. O aumento foi de 2,9%.

A elevação dos registros dessa modalidade criminosa reforça que a Operação Pernambuco Seguro, anunciada em 12 de janeiro deste ano, não surtiu o efeito esperado pela gestão Raquel Lyra.

O projeto previa o lançamento diário de 1,1 mil policiais militares a mais nas ruas, sendo 500 na Região Metropolitana do Recife e 600 nos municípios do interior. Para ser possível esse número, mais PMs passaram a ser escalados, em dias de folga, para os plantões extras.

ESTATÍSTICAS DE ROUBOS POR REGIÃO

Em todos os meses de 2023 houve aumento de roubos no Recife. Só em abril, 1.893 boletins de ocorrência foram somados pela polícia. No mesmo período de 2022, foram 1.596, ou seja, quase 300 a menos.

Em duas regiões do Estado houve redução dos registros de roubos em abril. No Sertão, 205 casos foram somados, contra 305 no mesmo mês de 2022. Já no Agreste, 749 queixas foram contabilizadas, contra 871 em abril do ano passado.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias