A personal trainer Myrella da Conceição Barbosa, de 25 anos, morreu depois de ficar cinco dias internada com várias lesões pelo corpo no Hospital da Restauração, no Recife. Ela precisou do atendimento após supostamente cair da moto que estava com o ex-namorado dirigindo, em Chã de Alegria, Mata Norte de Pernambuco.
A morte foi confirmada nessa sexta-feira (9), ao mesmo tempo em que o assunto tomou as redes sociais com depoimentos de pessoas que dizem se tratar de um feminicídio. Parentes relataram que ela já havia encerrado o relacionamento, mas que o ex-namorado não aceitava e fazia ameaças.
A Polícia Civil, inicialmente, disse que trabalhava com a hipótese de acidente. Porque, segundo consta no boletim de ocorrência, a mulher teria sofrido uma queda da motocicleta "onde estava de carona com o namorado, no dia 05 de junho".
Não foram repassados detalhes do sinistro, nem se motorista também ficou ferido.
"Nenhuma hipótese está sendo descartada. Serão investigadas todas as possibilidades. Mais detalhes não podem ser fornecidos no momento, para não atrapalhar a investigação", afirmou, posteriormente, a assessoria da Polícia Civil.
Em relatos publicados nas redes sociais, pessoas próximas contaram que o casal tinha um relacionamento conturbado, porque o ex-companheiro de Myrella seria manipulador e ciumento.
Na noite do último domingo, o rapaz teria agredido a personal com chutes e pontapés após ela ter saído com as amigas. No dia do suposto sinistro de moto, as agressões teriam continuado, horas antes, na casa da mãe dele.
A ex-sogra teria realizado o socorro e, no hospital, não teria informado que Myrella havia sofrido agressões físicas.
Myrella era formada em educação física e trabalhava em uma academia de Chã de Alegria.
POSSIBILIDADE DE FEMINICÍDIO
A secretária da Mulher de Chã de Alegria, Verônica Carneiro de Andrade, publicou, no instagram, nota sobre a morte da personal.
No texto, a gestora destacou que a morte de Myrella "tem causado grande comoção em nossa comunidade, ante a possibilidade da ocorrência de feminicídio".
A secretária municipal afirmou que toda a estrutura do Município foi colocada à disposição da família da jovem, como assistência social, saúde e departamento jurídico.
A deputada estadual Gleide Ângelo, também por meio do instagram, declarou que vai acompanhar o caso e pedir informações sobre a causa da morte ao Instituto de Medicina Legal (IML).
O JC não conseguiu contato com o ex-namorado da personal, mas o espaço segue aberto caso ele queira se pronunciar.
COMO PEDIR AJUDA EM PERNAMBUCO?
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 24 casos de feminicídio foram registrados nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio de 2022, foram 34.
Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.
Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.
Veja lista das unidades abertas 24h:
- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro
Tel. (81) 3184.3352
- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres
Tel. (81) 3184-3445
- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro
Tel. (87) 3866-6625
- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário
(81) 3719-9106
- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro
(81) 3184-7072
- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada