VIOLÊNCIA

Menina morre após ser baleada na porta de casa, no Grande Recife; Outra criança ficou ferida

Assassino estaria à procura de um vizinho, segundo testemunhas, mas acabou atirando contra as crianças

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 06/07/2023 às 10:57 | Atualizado em 06/07/2023 às 19:50
CIRIO GOMES/JC IMAGEM
Criança morreu após ser levada para o Hospital da Restauração, no Recife - FOTO: CIRIO GOMES/JC IMAGEM

Uma criança de 8 anos morreu após ser atingida por um tiro na porta de casa no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na noite dessa quarta-feira (5). Uma parente dela, de 10 anos, ficou ferida por estilhaços de bala. 

De acordo com familiares, as crianças estavam jantando com a pai de uma delas quando ouviram alguém chamar por um vizinho. Elas foram até a porta para saber quem era e acabaram sendo atingidas. 

"Eu cheguei a dizer a ele (assassino) que não havia essa pessoa na casa, mas, quando acabei de falar, já houve os disparos. Não deu para identificar quantos homens chegaram", contou uma parente, que terá a identidade preservada. 

A menina Maria Vitória Rodrigues Dantas foi atingida no abdômen. O Samu informou que foi acionado, por volta das 20h30, para prestar socorro na Rua Olinda, no bairro de Bela Vista. Devido à gravidade, a criança foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife, onde faleceu.

A outra menina ficou ferida apenas por estilhaços de bala em uma das coxas. "Ela passou por raio-x no hospital da Igarassu, mas não teve nada não. Está bem", disse a prima. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. 

SUSPEITOS DO CRIME SÃO DETIDOS

Na noite desta quinta-feira (6), a Polícia Militar confirmou que dois suspeitos de envolvimento na morte da criança foram detidos. Um deles foi preso em flagrante por tráfico de drogas e acabou indicando onde estava o outro. 

Eles foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com as informações iniciais, o crime tem relação com a guerra entre traficantes rivais. Mas os assassinos foram na casa errada e acabaram praticando o crime. 

A Polícia Civil deve apresentar os detalhes sobre o caso nesta sexta-feira (7). 

VIOLÊNCIA EM PERNAMBUCO

O Estado somou 265 mortes violentas em junho de 2023, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Houve redução de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 273 pessoas foram assassinadas.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, 1.790 mortes violentas foram registradas pela polícia. No mesmo período de 2022, foram somados 1.860 ocorrências. A queda é de 3,8%. O governo estadual ainda não anunciou qual a meta anual de redução da violência. No Pacto pela Vida, o índice previsto era de 12%, poucas vezes alcançado.

Quando se fala em mortes violentas, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.

No primeiro semestre deste ano, sete crianças foram mortas em Pernambuco.

VIOLÊNCIA POR REGIÃO DO ESTADO

Se analisados os números de mortes violentas por região de Pernambuco no último mês de junho, é possível observar que houve aumento das ocorrências no Recife e no Agreste. Região Metropolitana, Zona da Mata e Sertão registraram queda.

No Recife, 45 mortes foram somadas no mês passado. Seis a mais do que no mesmo período de 2022.

No acumulado do primeiro semestre, a capital pernambucana já registrou 292 pessoas assassinadas. No mesmo período do ano passado, foram 288.

Na região do Agreste, 67 pessoas foram mortas em junho deste ano. Cinco a mais do que no mesmo período de 2022.

Já na Região Metropolitana (sem incluir a capital), 66 mortes foram somadas em junho. Foram nove registros a menos. No Sertão, o número de assassinatos chegou a 38 - sendo dois a menos que em junho de 2022.

Por fim, na Zona da Mata, a polícia contabilizou 49 mortes violentas em junho deste ano. Foram oito casos a menos.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias