VIOLÊNCIA

Júnior Black: Saiba quem é o ex-policial militar morto a tiros em Boa Viagem, no Recife

Heleno José do Nascimento Júnior passou 12 anos na Polícia Militar de Pernambuco até ser expulso. Ele também já foi candidato a vereador

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 18/07/2023 às 9:42 | Atualizado em 19/07/2023 às 9:08
ARTUR BORBA/JC IMAGEM
Ex-policial militar foi atingido pelos tiros de fuzil após entrar no carro. Somente uma das duas armas de fogo dele foi encontrada - FOTO: ARTUR BORBA/JC IMAGEM

O histórico de acusações contra o ex-policial militar Heleno José do Nascimento Júnior, de 41 anos, conhecido como Júnior Black, é extenso. Envolve até a participação em grupo de extermínio. Nessa segunda-feira (17), poucas horas após ser assassinado a tiros de fuzil no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a polícia ainda revelou que, dias antes, ele teria participado de uma troca de tiros com outros policiais militares no interior de Pernambuco. 

Júnior Black passou 12 anos na Polícia Militar de Pernambuco. Mas, após processo administrativo na Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), ele foi expulso em 24 de setembro de 2021. Uma investigação concluiu que ele e mais sete PMs participaram de um motim no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), que resultou na morte de um soldado em 19 de dezembro de 2010. 

Em 2013, ou seja, oito anos antes de ser expulso da Polícia Militar, Júnior Black foi preso por suspeita de integrar um grupo de extermínio envolvido em pelo menos 58 homicídios no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. O detalhe é que as investigações haviam sido iniciadas em 2009, mesmo ano em que o ex-PM ingressou na corporação. 

Naquela operação, conforme informações divulgadas pela SDS na época, 30 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão foram cumpridos. Também foram apreendidos duas pistolas, seis revólveres calibre .38, munições, três armas brancas e 14 celulares.

JÚNIOR BLACK TENTOU SER VEREADOR

DIVULGAÇÃO

Ex-PM morto em Boa Viagem foi candidato a vereador em 2020 - DIVULGAÇÃO

Expulso da Polícia Militar, Júnior Black tentou ingressar na carreira política. Nas eleições de 2020, ele foi candidato a vereador pelo PTB em Jaboatão dos Guararapes.

Ele recebeu apenas 855 votos, não conseguiu se eleger, mas ficou na suplência do partido. 

Atualmente o ex-PM estaria trabalhando com venda de veículos, segundo informações colhidas pela Polícia Civil.

PARTICIPAÇÃO EM CONFRONTO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Dias antes de ser morto, Júnior Black teria ainda se envolvido em um confronto entre supostos criminosos e policiais militares Batalhão de Polícia Especializada do Interior (BEPI) no município de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco.

O detalhe é que, mesmo expulso da corporação, ele estaria ao lado dos PMs atirando contra os suspostos bandidos. 

O confronto, no último dia 13 de julho, teve início após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificar a presença de dois suspeitos em posse de drogas e armas num carro de modelo Celta. 

A dupla seguia pela BR-316 quando recebeu ordem de parada, mas ignorou e deu início aos tiros. Os suspeitos acabaram feridos e morreram após ser levados para uma unidade de saúde. Armas, munições e celulares foram apreendidos. 

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco declarou que instaurou "um Inquérito Policial Militar (IPM) e que concomitantemente um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim, responsável pelas investigações".

INVESTIGAÇÃO DE MORTES EM BOA VIAGEM

ARTUR BORBA/JC IMAGEM

Ex-PM é morto a tiros em Boa Viagem. Mulher que passava pelo local também morreu vítima de bala perdida - ARTUR BORBA/JC IMAGEM

A Polícia Civil segue investigando a morte do ex-PM Júnior Black e da contadora de 54 anos, que passava pela rua e foi vítima de bala perdida. O nome dela não está sendo divulgado a pedido da família.

O crime aconteceu por volta das 14h30, na esquina entre as ruas Dr. João Guilherme Pontes Sobrinho e Ernesto de Paula Santos. Segundo testemunhas, o ex-PM havia acabado de entrar no carro, uma caminhonete Hilux cabine dupla, quando foi surpreendido por dois homens que estavam dentro de um veículo branco estacionado.

A dupla de assassinos se aproximou já efetuando vários tiros no rosto de Júnior Black, que morreu na hora. Os criminosos estavam encapuzados. Eles conseguiram fugir antes da chegada da polícia. 

Já a contadora, vítima de bala perdida, trabalhava em um empresarial perto de onde o crime aconteceu. Ela estava caminhando pela calçada, voltando do almoço, quando foi atingida por um tiro na orelha direita e morreu. 

Na rua, peritos criminais encontraram 18 cápsulas de fuzil deflagradas. No carro do ex-PM, peritos acharam uma pistola, um cartucho, um envelope com documentos, R$ 800 em dinheiro, capacete, boné e um par de tênis.

Amigos procuraram uma corrente avaliada em R$ 75 mil, mas ela não foi encontrada. Segundo a polícia, Júnior Black tinha registro de duas armas de fogo. Mas só a pistola .40 foi encontrada entre as pernas dele. 

O carro da vítima passou por nova perícia na manhã desta terça-feira (18), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

ENTERROS DAS VÍTIMAS

O corpo do ex-PM foi liberado do Instituto de Medicina Legal (IML), pouco antes das 8h desta terça-feira (18), e seguiu para enterro no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Familiares não quiseram falar com a imprensa. 

O enterro da contadora será na manhã desta quinta-feira (20), no Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão. 

IMAGENS MOSTRAM CHEGADA E SAÍDA DE ASSASSINOS EM BOA VIAGEM

As imagens da câmera de segurança mostraram o momento exato em que o carro onde estavam os atiradores estacionou próximo ao restaurante onde o ex-PM estava almoçando.

Em um outro ângulo, é possível ver o instante em que os dois deixam o veículo, enquanto cada um deles porta um fuzil.

Em apenas um minuto, eles voltam para o carro correndo e deixam o local.

 

 

ARTUR BORBA/JC IMAGEM
- FOTO:ARTUR BORBA/JC IMAGEM
CORTESIA
- FOTO:CORTESIA
ARTUR BORBA/JC IMAGEM
Ex-PM é morto a tiros em Boa Viagem. Mulher que passava pelo local também morreu vítima de bala perdida - FOTO:ARTUR BORBA/JC IMAGEM
DIVULGAÇÃO
Filiado ao PTB, Júnior Black foi candidato a vereador em Jaboatão dos Guararapes nas eleições de 2020 - FOTO:DIVULGAÇÃO

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias