FURTO DE MOTOS

Seguro cobre furto de pneus de motos? Veja o que diz especialista

No último sábado, as duas rodas de uma moto estacionada na Avenida Boa Viagem foram furtadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 04/10/2023 às 14:32 | Atualizado em 04/10/2023 às 14:39
Notícia
X

O mais recente caso de furto de rodas de uma moto que estava estacionada na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último sábado (30/09), chamou atenção para a insegurança em um dos principais cartões-postais da cidade e também para os direitos dos motoristas em relação ao seguro.  

A moto da marca Honda Fan estava estacionada ao lado da ciclovia, na altura do quiosque de número 8. O motorista, de 23 anos, estacionou e seguiu para a beira-mar. Quando voltou, descobriu que os dois pneus haviam sido levados. 

Uma queixa foi registrada na Delegacia de Boa Viagem, que segue investigando o caso para identificar o responsável pela ação criminosa. 

Segundo a Polícia Civil, o caso foi tipificado como "furto a transeunte". Em nota, a corporação destacou que "as investigações seguem até o esclarecimento do fato". 

SEGURO COBRE FURTO DE PNEUS DE MOTOS?

O caso registrado na Avenida Boa Viagem não é isolado. Diversos furtos de pneus na Região Metropolitana do Recife, principalmente à noite e de madrugada, têm preocupado os motoristas. 

Para evitar o prejuízo financeiro, é importante que o proprietário da moto esteja com o seguro em dia. De acordo com o Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), desde que a moto tenha o seguro na modalidade compreensivo, o dono será ressarcido.

"Bastante similar ao Seguro Auto, o seguro para moto é essencial para a proteção tanto do motociclista quanto do veículo. Na modalidade de seguro compressivo, que é a mais completa e ampla, existe cobertura conhecida por 'cobertura casco', que cobre danos gerais ao veículo, incluindo o furto de rodas", afirmou o diretor do Sindsegnne, Leandro Vasco. 

Segundo o especialista, basta que o valor das rodas furtadas ultrapasse o valor da franquia contratada pelo proprietário. "O segurado pagará a franquia e a seguradora pagará a diferença entre valor total do dano e franquia."

SEGURO COBRE DANOS AOS ACESSÓRIOS DE MOTOS?

No entanto, Leandro ressaltou que os seguros não cobrem danos aos acessórios, incluindo as rodas que não são originais de fábrica.

"É possível contratar de forma à parte uma cobertura que inclua rodas que não são de série. Um corretor de seguros habilitado saberá indicar as coberturas disponíveis de acordo com o perfil e necessidade do segurado", disse.

Na modalidade compreensiva, o Seguro Moto oferece proteção, ainda, para roubo ou furto do veículo, colisão e incêndio, perda parcial, assim como danos causados por terceiros.

ESTATÍSTICAS DE FURTO DE VEÍCULOS EM PERNAMBUCO

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 5.289 casos de furto de veículos (que englobam carros e motos, por exemplo) em Pernambuco foram somados pela polícia entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2023.

No mesmo período do ano passado, 4.242 ocorrências foram registradas no Estado. No comparativo, o aumento de casos foi de 24,68%. 

Vale reforçar que os furtos são os crimes que ocorrem sem emprego de violência física. 

Tags

Autor