INVESTIGAÇÃO

Pernambucano líder de facção criminosa é preso pela Interpol na Bolívia

Considerado um dos criminosos mais procurados do País, homem participou de fuga em massa em penitenciária de Pernambuco em 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 13/10/2023 às 10:22 | Atualizado em 13/10/2023 às 10:37
Notícia
X

Um pernambucano, líder de facção criminosa que age na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi capturado na Bolívia nessa quinta-feira (12). Jonatan de Santana Silva, conhecido como "Joaninha", de 29 anos, foi preso com apoio da Interpol. 

Considerado um dos criminosos mais perigosos do País, Jonatan estava sendo procurado pela Polícia Civil de Pernambuco desde julho de 2020, quando participou de uma fuga em massa após explosão de um muro da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, localizada no município de Limoeiro, no Agreste do Estado. Além dele, outros 26 presos - a maioria de alta periculosidade - também deixaram a unidade prisional.

A captura de Jonatan, na Bolívia, contou também com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE), da Polícia Federal. 

Ainda não há informações oficiais de quando o acusado voltará ao Brasil e em qual presídio ele ficará.

PERNAMBUCANO COM HISTÓRICO DE CRIMES

Segundo a polícia, Jonatan responde a pelo menos 34 processos criminais, inclusive há três mandados de prisão em aberto contra ele por crimes de homicídio qualificado e tráfico de entorpecentes. 

O criminoso é apontado como líder de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas na RMR e que teria ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Tags

Autor