CRIME

Adolescente é assassinado a tiros em escola estadual no Cabo de Santo Agostinho

Crime aconteceu quando a vítima deixou a sala de aula e se dirigiu para a quadra esportiva do colégio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 21/11/2023 às 20:39 | Atualizado em 21/11/2023 às 21:07
Notícia
X

Um adolescente de 16 anos foi assassinado, nesta terça-feira (21), na Escola Estadual José Rodrigues de Carvalho, no bairro da Cohab, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O crime aconteceu quando a vítima deixou a sala de aula e se dirigiu até a quadra esportiva. Ele foi surpreendido por uma pessoa armada, que efetuou pelo menos quatro disparos na cabeça.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas quando chegou ao local o adolescente já estava sem vida. Parentes da vítima estiveram na escola e, bastante abalados, preferiram não falar com a imprensa.

Moradores do bairro ficaram consternados com a violência. "Veja que essa pessoa abriu o portão, entrou sem a menor dificuldade, matou o adolescente, saiu e ninguém viu nada. Não tem segurança, não tem guarda, não tem polícia. Está tudo abandonado. Tirei meus filhos daqui (da escola) porque não vejo segurança alguma", disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Léo Freitas / TV Jornal
Jovem é assassinado a tiros em escola estadual no Cabo de Santo Agostinho - Léo Freitas / TV Jornal
Léo Freitas / TV Jornal
Jovem é assassinado a tiros em escola estadual no Cabo de Santo Agostinho - Léo Freitas / TV Jornal

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) lamentou a morte de um estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Rodrigues de Carvalho, no Cabo de Santo Agostinho, e informou que "gestão da EREM acionou a polícia imediatamente e prestou o auxílio necessário a todos que estavam no equipamento".

Ainda de acordo com o comunicado, a Secretaria de Educação e Esportes garantiu que a "escola possui porteiro e um circuito interno de câmeras, cujas imagens já estão sendo analisadas pela Polícia Civil".

Por fim, a pasta disse que se solidariza com os familiares da vítima e se coloca à disposição das autoridades para elucidar o ocorrido.

Governo de Pernambuco

Nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), lamentou o trágico episódio dentro de uma unidade escolar. "É inadmissível o crime ocorrido hoje na EREM José Rodrigues de Carvalho, no Cabo de Santo Agostinho, que resultou na morte de um estudante. Pedi prioridade máxima à Polícia Civil na investigação desse caso. Os responsáveis serão punidos dentro do rigor da lei. Chega de violência", escreveu Raquel Lyra.

Ainda no posicionamento, a governadora admitiu que a violência em Pernambuco está em nível alarmante e espera trabalhar para combater a criminalidade. "Nosso estado convive há anos com a violência e o crime. Não podemos naturalizar os assassinatos de pernambucanos e pernambucanas. Sabemos que há muito a ser feito e não vamos descansar enquanto não realizarmos as mudanças necessárias para tornar Pernambuco um lugar mais seguro", prometeu.

Por fim, Raquel Lyra se solidarizou com a família da vítima. "Como mãe, me solidarizo profundamente com a família do jovem estudante. Enfatizo que as escolas são e devem ser locais de paz e de aprendizado. Essa é a nossa meta e seguiremos trabalhando por isso em Pernambuco", finalizou.

Tags

Autor