VIOLÊNCIA

Sequestro termina em perseguição, tiros e prisões no Recife, nesta terça-feira (5)

Comerciante foi feito refém até veículo bater em outros carros estacionados na Avenida Domingos Ferreira. Um suspeito foi baleado pela PM

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 05/12/2023 às 10:57 | Atualizado em 05/12/2023 às 14:07
Notícia
X

A manhã da terça-feira foi marcada pela violência na Zona Sul do Recife. O sequestro de um comerciante no bairro do Pina resultou em perseguição policial, tiros e prisões em Boa Viagem. 

De acordo com a Polícia Militar, o efetivo do 19º Batalhão foi acionado por populares que informaram que havia ocorrido o roubo de uma caminhonete Toro e que o motorista tinha sido levado como refém. 

"Os suspeitos chegaram a pé. Apenas um deles estava com revólver. O comerciante foi colocado no banco de trás e ameaçado com a arma na cabeça para que ele se mantivesse sem reação", disse a tenente Catarine Marques, do 19º BPM. 

Após serem acionados, policiais militares viram o momento em que a caminhonete passou perto deles, e teve início a perseguição. O veículo em fuga colidiu com carros estacionados, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira.

Dois suspeitos de 26 e 27 anos foram presos na hora, enquanto um terceiro de 36 tentou fugir com uma arma na mão.

O suspeito fez menção de atirar, mas os policiais foram mais rápidos e ele acabou ferido à bala.

ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Sequestro e perseguição policial no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM

Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e depois foi transferido para o Hospital da Restauração, onde segue custodiado.

Os nomes dos suspeitos não foram revelados pela polícia.

"PENSEI ATÉ QUE IA MORRER"

O proprietário do veículo, que foi feito refém, permaneceu dentro do carro até ser resgatado pelos policiais. Ele foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento.

Antes de ser ouvido pela polícia, o comerciante concedeu entrevista à equipe da TV Jornal. Ele contou que estava com o carro parado, aguardando a mãe, quando sofreu a abordagem.

"Eles botaram a arma na minha cabeça, me jogaram no banco de trás. Fui com dois homens atrás e um dirigindo na frente. Pensei até que ia morrer. Não sabia o que estava acontecendo", declarou. 

"Pensei que eles iam levar o carro, mas levantaram os vidros e me levaram. Pediam o tempo todo para eu fazer Pix. E diziam 'se a polícia pegar a gente, você vai morrer, a gente vai te matar'. Falaram isso várias vezes", disse. 

A esposa do comerciante, cujo nome também será preservado, relatou que soube por parentes que ele havia sido levado por criminosos.

"Imediatamente acionei o rastreador do veículo e entrei em contato com uma pessoa próxima para que ela acionasse a polícia. Fui acompanhando o percurso e quando liguei para o meu marido, ele disse que os suspeitos já haviam sido presos." 

ASSASSINATOS E BALAS PERDIDAS NO PINA NA SEGUNDA-FEIRA

O bairro do Pina também foi cenário de violência na tarde dessa segunda-feira (4). Dois ex-presidiários foram perseguidos e assassinados a tiros. Um rapaz, que não tinha relação com o caso, e a cadela dele foram atingidos por balas perdidas.

A ação criminosa teve início na Avenida Conselheiro Aguiar. Nas imagens filmadas por moradores de edifícios, é possível ver o momento em que um assassino encapuzado se aproxima de João Carlos Alves Chapron, de 30 anos, e efetua os tiros. Em seguida, o autor entra em um carro de cor prata.

A filmagem registrou ainda o momento em que o veículo fez uma manobra, pegou a contramão e entrou na Rua Estudante Jeremias Bastos. Um homem identificado como Luís Ricardo Monteiro da Costa e Silva, 33, apareceu correndo para fugir, mas foi alcançado e atingido por tiros. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração, no Derby, mas não resistiu.

No mesmo instante em que tiros foram disparados contra Luís, um jovem com a cadela de estimação nos braços passava pelo local. Ele e o animal foram atingidos por balas perdidas.

O rapaz, ferido no braço, foi socorrido e encaminhado para um hospital particular no Recife. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele e da cadela.

ROUBOS DE VEÍCULOS CRESCERAM EM PERNAMBUCO

De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 10.588 queixas de roubo de veículos foram registradas pela polícia em Pernambuco de janeiro a outubro deste ano. Desse total, 28,9% (1.060) foram no Recife.

Comparando com o mesmo período de 2022, quando 8.936 boletins de ocorrência foram somados, o Estado já soma aumento de 18,4% nessa modalidade criminosa.

Na escuta pública realizada pelo governo do Estado para criação do programa Juntos pela Segurança, 28,23% dos entrevistados disseram ter medo da violência nos meios de transporte próprio (carros, motos, bicicletas).

A promessa do governo de Pernambuco é reduzir o número de roubos e furtos de veículos em 30% até o final de 2026. 

Tags

Autor