Policiais sem farda vão estar infiltrados nos principais polos de réveillon, diz SDS
No Pina, onde haverá shows de grandes artistas, haverá pontos de revistas com seguranças privados e PMs
Policiais civis e militares estarão infiltrados nos principais polos de réveillon de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), durante coletiva de imprensa para detalhar o reforço de segurança a partir desta sexta-feira (29).
Ao todo, 2.864 lançamentos de policiais militares, civis, bombeiros, peritos e agentes da Defesa Civil estão previstos nos quatro polos do Recife (Boa Viagem, Lagoa do Araçá, Morro da Conceição e Ibura), Jaboatão dos Guararapes (Orla e Centro), Olinda (Orla), Paulista (Janga) e principais praias, como Maracaípe e Porto de Galinhas.
O reforço de policiamento maior será no Polo Pina, onde haverá três dias shows de grandes artistas, como Ivete Sangalo e João Gomes, com concentração do maior número de pessoas.
"Tudo foi planejado desde o começo do mês. Haverá pontos de restrição de circulação de carros, além de diversos pontos de revistas, realizados por seguranças privados com supervisão da Polícia Militar", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
A empresa que venceu a licitação para a festa no Polo Pina vai disponibilizar 500 seguranças privados nos três dias de festa.
"Algumas dezenas de policiais militares e civis também estarão sem uniforme tentando identificar qualquer comportamento de risco para evitar qualquer ação criminosa. Também haverá câmeras, uso de drones e helicópteros da SDS", completou.
POLO PINA
No réveillon do Recife, a Guarda Civil Municipal do Recife irá lançar um efetivo de 1.150 agentes. Nos locais, os agentes irão auxiliar e orientar a população acerca de locais de serviços de táxi, ônibus e atendimentos médicos, além apoiar as ações da Secretaria Executiva de Controle Urbano acerca de itens permitidos e proibidos nos focos, entre outras atividades.
Em Boa Viagem, haverá seis pontos de bloqueio: avenida Brasília Formosa (altura do antigo restaurante Biruta); rua Bem te Vi; av. Antônio de Góes (JCPM); av. Herculano Bandeira (Polo Pina); av. Boa Viagem (posto BR) e nos quatro acessos à arena de shows.
A Central de Operações e Monitoramento vai fornecer suporte técnico e operacional por meio de videomonitoramento, com uso de câmeras localizadas no perímetro da orla do Pina e polos descentralizados.