INDICADORES DE VIOLÊNCIA

Raquel Lyra diz que houve redução de 11,67% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio, como roubos

Em reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, a governadora declarou que as forças de segurança do Estado estão trabalhando continuamente para essa redução

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/04/2024 às 21:44 | Atualizado em 16/04/2024 às 9:40
Notícia

Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), apresentados pela governadora Raquel Lyra (PSDB), houve uma queda de 11,67% nos crimes de roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima, na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos).

Em reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra declarou que as forças de segurança do Estado "estão trabalhando continuamente para essa redução, além do foco para diminuição e controle de outros crimes". Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora liderou o encontro na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife, nesta segunda-feira (15).

Apenas no mês de março deste ano, o Estado teve uma redução de 19,2% nos CVP em relação ao mesmo período de 2023, , segundo o governo. Isso significa o melhor resultado dos meses de março dos últimos 10 anos.

"Estamos trabalhando para buscar a redução dos crimes no Estado. Esse resultado da diminuição dos crimes contra o patrimônio reforça que estamos, em conjunto com todas as forças operativas, dando prioridade à segurança pública. Estamos também integrando as secretarias nessas reuniões semanais para trabalhar junto aos municípios a prevenção à violência, junto aos apenados e suas famílias, a questão de profissionalização, a política sobre drogas e outras ações", destacou a governadora Raquel Lyra.

AÇÃO CONJUNTA

Na reunião, também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Pernambuco. Durante o encontro, houve debates sobre ações que devem ser realizadas para alcançar redução na violência.

MORTES VIOLENTAS CRESCEM

No acumulado do ano, entre janeiro e março, Pernambuco somou 989 mortes violentas intencionais. Aumento de 9,16% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Naquele período, 906 pessoas perderam a vida para a violência.

Nas estatísticas de mortes violentas intencionais, como atualmente são classificadas pela SDS, estão incluídos os homicídios, feminicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenção policial.

A meta do Juntos pela Segurança, anunciada pela governadora Raquel Lyra em novembro de 2023, diferentemente do Pacto pela Vida, que estabelecia uma redução anual de 12% nos assassinatos, prevê uma queda de 30% nas mortes até o final de 2026 (tendo como base o resultado de 2022). Pernambuco somou 3.426 mortes violentas intencionais em 2022.

Tags

Autor