Pré-candidato a vereador de Jaboatão é morto a tiros: 'Execução', diz delegado
Assassinato de líder comunitário aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no bairro da Muribequinha. Crime político é uma das linhas de investigação
O líder comunitário Marcos Antônio do Nascimento, de 46 anos, pré-candidato a vereador, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (16). O crime aconteceu no bairro de Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Civil investiga se o homicídio teve motivação política.
De acordo com testemunhas, o líder comunitário, também conhecido como Marquinho dos Sem-Teto, estava ao lado de um armazém, conversando com o proprietário, quando um carro de cor branca se aproximou e três homens armados saíram já atirando. A vítima foi atingida por pelo menos seis tiros, sendo dois na cabeça. Em seguida, os assassinos fugiram do local.
"Foi uma execução. Nós conversamos com o proprietário do armazém, mas ele disse que as câmeras são de monitoramento, mas não existe a gravação. A gente vai tentar observar, no percurso, se havia outras câmeras. A questão política é uma das linhas de investigação, mas há também a questão da moradia, e outros fatos que não podemos descartar por enquanto", declarou o delegado Gilderley Gondim, em entrevista à TV Jornal.
LÍDER COMUNITÁRIO COMANDAVA OCUPAÇÃO
Moradores do bairro ficaram em choque com o assassinato do líder comunitário, considerado uma pessoa muito querida por todos, principalmente por causa da luta por melhorias na "Ocupação Marielle e Anderson", que ele comandava havia oito anos. O nome era uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro e ao motorista dela, ambos executados a tiros em março de 2018.
"Era uma pessoa de coração bom, cheia de bondade. Ele não tinha inimigos. Faz oito anos que estamos vivendo na comunidade só ajudando pessoas", disse Mário Nascimento, irmão da vítima. A ocupação conta com cerca de mil famílias, segundo ele.
Marcos Antônio era pré-candidato a vereador em Jaboatão dos Guararapes pelo partido União Brasil.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024 TEVE AUMENTO DAS MORTES EM PERNAMBUCO
Pernambuco fechou o primeiro semestre de 2024 com aumento das mortes violentas intencionais. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 1.825 pessoas perderam a vida. Houve aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1.792 casos foram somados.
A Região Metropolitana do Recife (RMR) vive a situação mais crítica - impulsionada pela violência na capital e em municípios como Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, onde há intensa guerra entre grupos criminosos especializados no tráfico de drogas pelo domínio de territórios.
Nas mortes violentas intencionais, estão incluídos os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de ações policiais.
A meta do programa Juntos pela Segurança é reduzir em 30% o número de mortes violentas intencionais até o final de 2026, tendo como base os números contabilizados em 2022 - ano anterior ao início da gestão dela.