Patrulha Escolar ganha 60 novas viaturas, ampliando rondas no interior de Pernambuco
Com entrega nesta quinta-feira (8), escolas estaduais passam a contar com reforço para inibir crimes. Antes, só havia 30 veículos em todo o Estado
Pouco mais de um ano e quatro meses depois de anunciar reforço de segurança nas rondas escolares - diante do aumento de casos de violência no País - o governo de Pernambuco ampliou de 30 para 90 o número de viaturas da Patrulha Escolar. A entrega dos novos veículos foi feita, nesta quinta-feira (8), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo.
"A gente tem aqui 60 patrulhas escolares que garantem mais segurança nas nossas escolas, ampliando o atendimento de mobilização de segurança pública para 900 escolas sendo monitoradas diretamente pela Patrulha Escolar no Estado, uma parceria da Secretaria de Defesa Social (SDS) com a Secretaria de Educação", declarou a governadora Raquel Lyra.
Atualmente, 1.061 escolas fazem parte da rede estadual de ensino. Levantamento da SDS, em abril do ano passado, indicou que apenas uma em cada três instituições de ensino do Estado recebia a visita da Patrulha Escolar. No interior, só 7% das escolas eram contempladas.
Agora, o reforço será destinado prioritariamente para os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
O programa Patrulha Escolar foi criado na gestão do então governador Eduardo Campos (PSB), com o objetivo de garantir mais segurança nas escolas da rede estadual por meio da presença da Polícia Militar no entorno das instituições e também com atividades de cultura de paz.
MAIS VIATURAS
O governo estadual também entregou 30 novas viaturas de tração 4x4 para a Polícia Militar e 22 automóveis para o Corpo de Bombeiros Militar. A ação faz parte do Juntos pela Segurança, que já substituiu 85% dos carros das corporações, entregando a elas mais de 2.200 novas viaturas.
"Com essa nova frota teremos maior tempo de permanência na rua, veículos antigos que quebravam com certa frequência estão sendo substituídos, mas também existe o acréscimo no número de veículos", afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.