Varal da luta: Ato no Marco Zero do Recife cobra fim da violência contra a mulher

Iniciativa, que acontece no Marco Zero do Recife, é um chamado à sociedade civil e ao poder público para a luta contra o feminicídio

Publicado em 25/11/2024 às 10:13 | Atualizado em 25/11/2024 às 10:34
Google News

O Instituto Banco Vermelho (IBV) realiza um ato público, na manhã desta segunda-feira (25),  em defesa do fim da violência contra a mulher. 

A ação, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, é denominada "Varal da Luta", uma instalação de um grande varal a céu aberto, com camisas brancas marcadas por mãos na cor vermelha e frases de incentivo à denúncia.

A iniciativa do IBV integra a campanha internacional dos "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", movimento global realizado entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro.

Varal da Luta

Estão expostas ao vento camisas brancas com marcas de mãos vermelhas, em representação ao sangue das mais de mil mulheres que, entre janeiro e novembro de 2024, perderam suas vidas para a violência de gênero.

Em meio a essas camisas manchadas, outras exibirão mensagens sobre as lutas e vivências das mulheres, trazendo dados que expõem a dura realidade enfrentada no Brasil, o país que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio

Violência contra a mulher no Brasil

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio no país em 2023. A média foi de uma morte a cada seis horas.

A procura por ajuda é fundamental, reforçam especialistas em segurança pública. Em Pernambuco, onde 81 mulheres perderam a vida no ano passado, a Polícia Civil do Estado avaliou que mais de 86% das vítimas nunca procuraram a polícia para denunciar qualquer tipo de ameaça ou agressão.

Denuncie 

Vítimas de violência podem entrar em contato pelo número 180 - Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia. 

 

Tags

Autor