Coluna Social1

Vacinação obrigatória: deve ou não pode?

Nos EUA, a vacinação de todos os funcionários públicos federais é obrigatória

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 12/11/2021 às 21:56
JC IMAGEM
Coluna Social 1 Mirella Martins - FOTO: JC IMAGEM
Leitura:

Mesmo com recente portaria do Ministério do Trabalho, proibindo a demissão por justa causa de empregados que não se vacinarem, o entendimento do STF no sentido de que a obrigatoriedade da vacinação é constitucional, vem direcionando causas trabalhistas. "Até o momento, a quase totalidade das decisões tomadas no âmbito da Justiça do Trabalho validaram as demissões por justa causa por negativa imotivada de vacinação. Esse tem sido o entendimento majoritário em todo Brasil", afirma Marcello Burle, advogado trabalhista. Nos EUA, a vacinação de todos os funcionários públicos federais é obrigatória. A empresas com mais de 100 empregados devem vacinar todos os seus empregados ou tem a obrigação de realizar testagens semanais. A Itália aprovou uma medida que obriga todos os trabalhadores a comprovarem sua vacinação. Na França, a obrigatoriedade é para todos os empregados do setor de saúde.

 

Luto 1

O acidente trágico, que vitimou Marília Mendonça e mais quatro pessoas, deixou o País em choque e ascendeu reflexões sobre a brevidade da vida. Um acidente assim retira a fantasia da morte na velhice e revela que todos nós estamos diante dela, mexendo com desejos, compartilhamentos, construções familiares, e principalmente, prazer na vida que estaria por vir e foi interrompida.

Luto 2

No caso de famosos, o luto não muda em sua essência. Segue as fases de negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. "Pessoas famosas ocupam um lugar de representatividade social e individual. Perdê-las causa um impacto, pois era havia realização de desejos e construção da identidade de certos indivíduos que almejam ocupar o mesmo lugar", afirma a psicóloga Geovana Santos.

Luto 3

A vida pública dos famosos constrói a impressão de que eles 'fazem parte da família'. Se ele morre, a bandeira de representatividade e possibilidade de realização de desejos, expressão de afetos, ficam vazios", afirma a coordenadora de psicologia da UNIFG, Geovana Santos.

Luto 4

Com a repercussão, surgiram até os chamados 'fiscais de luto'. Sobre isso, a psicóloga reforça que cada pessoa tem uma maneira de viver e enfrentar a dor da perda.

Luto 5

"Um estranhamento surge e condena indevidamente aqueles que não choram, passando a existir uma espécie de regra ao perder. Essas normas apontam para sofrimento constante, choro e tristeza por meses ou anos, sendo todas essas imposições sem lógica. Cada sujeito lida com a morte a partir de diversas crenças e perspectivas", complementa o psicanalista Rafael Matias

Aniversariantes

Chuva de bênçãos para Neném Brennand, Áurea Paranhos, Cândido Lacerda, Aloísio Martins Peixoto, Verônica Machado, Jair Pereira e Sydia Ferraz.

Cozinha

Durante o período de 16 a 23 de novembro, o chef Yuri Machado, do Ca-já, vai estar em São Paulo a convite de Carla Pernambuco, do Carlota Bistrô. Na programação da dupla, um workshop no dia 17, no Estúdio CP, onde Yuri ensina três receitas emblemáticas de sua cozinha: a Paçoca do Sertão, Vinagrete de fava fresca e banana da terra, o Tiradito de peixe do dia, leche de tigre de tucupi negro e a Bernoffe (bannoffe de Dona Berna), massa sablée, doce de leite feito na casa, banana, açúcar com canela e chantilly de chocolate branco.

Circular

Mariana Amazonas, Joana Lira e Manu Moreira, trio no comando da RODA, comemorando parceria com Stellantis Latam/Jeep. O projeto aproveita os resíduos de materiais da produção de automóveis em Goiana para a fabricação de bolsas e calçados únicos, com design inovador.

Rápidas

Nesta quarta, abertura do SPFW, modelos e gamers irão desfilar vestindo releituras de skins de personagens do Free Fire. Acontece às 19h30, nas redes sociais do desfile.

Começa dia 28 o Paradise Vita Derm, em Porto de Galinhas focado na área de beleza e estética com cursos e integrações.

Silvério Pessoa é a atração do lançamento da nova programação da TVPE, dia 18, às 18h, no Cinema do Porto Digital.

O Caruaru Shopping vai abrir, na Black Friday, das 9h à 0h.

Gabriel Ferreira, 15, do basquete do Salesiano, terá uma semana de treinos na NBA Academy, no México.

A missa de sétimo dia pela alma de Marina de Siqueira Santos, será hoje, na Igreja dos Manguinhos, às 19h.

Pés

O verão pode trazer alguns danos aos pés. O uso constante de sandálias e rasteirinhas traz um ressecamento extremo e cria possibilidade de causar lesões, além de mais possibilidade de fascite plantar, tendinite, fraturas por estresse e músculos estirados", explica o ortopedista Fernandes Arteiro, especialista em pé e tornozelo.

Novo...

Tráfico de órgãos, arte renascentista e medicina aplicada em tecnologia de ponta. Se você acha que esses assuntos seguem caminhos que não se cruzam é porque ainda não leu o romance policial "Corpos Hackeados", a mais nova produção da escritora Andrea Nunes.

... livro

O livro será lançado pela Cepe Editora , quarta, às 18h, em evento presencial na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife. Ney Anderson, escritor e jornalista, fará a apresentação do título para o público.

Ajuda

Ajuda

Breno Neves ajudou o influenciador Leo do Coque a voltar a sorrir

Pele

Pele

Kamilla Liberal participa da 30º Jornada Pernambucana de Dermatologia

Cumplicidade

Mário Baô e Naiade Lins, parceria, na Casa Caras em Pernambuco

Homenagem

Homenagem

Diogo Moraes ladeado do vice-reitor da UFPE, Moacir Cunha e o o reitor Alfredo Macedo Gomes

Comentários

Últimas notícias