Nunca se comeu tanto salgadinho e biscoito
Leia a coluna social do Jornal do Commercio desta segunda
Uma pesquisa da Horus mostrou que o consumo de biscoitos, salgadinhos e outros alimentos industrializados aumentou consideravelmente nos últimos meses, em decorrência da crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19. O estudo avaliou 40 milhões de notas fiscais de estabelecimentos no Brasil e indica que, em comparação com o último ano, itens ricos em gordura e de baixo valor nutritivo tornaram-se mais presentes nas compras de todas as faixas de renda. Entre janeiro a junho, biscoitos recheados e salgadinhos estiveram presentes em 20,4% dos carrinhos das classes A e B, contra 16,9% no mesmo período do ano passado. Nas classes mais baixas, o dado é ainda mais preocupante. Na C, a incidência foi de 19,2% para 22,4%, enquanto nas classes D e E subiram de 22,7% para 26,4%.
Pintor
Natural de Olinda, o pintor, desenhista, entalhador, escultor, ilustrador e gravador, José Barbosa, com sua capacidade de aliar diferentes referências, temáticas e gêneros, ocupará com mais de 30 obras a Christal Galeria, a partir do dia 18. Sâo produções de tempos diversos, abarcando dos anos 70 aos dias atuais.
Habitação
O UN Habitat — programa da ONU para o desenvolvimento de cidades inclusivas, seguras e sustentáveis — aponta que no mundo 100 milhões de pessoas não têm onde morar. No Brasil, um milhão de novas famílias é criada todos os anos. "Nossa indústria entrega meio milhão de casas anualmente, fica claro que a conta não fecha", afirma Eduardo Fischer, CEO da MRV. Nessa equação não entram apenas as unidades que podem ser construídas, mas sim o acesso e inovação. "É preciso que as lideranças dediquem tempo para olhar para o futuro e que ampliem o foco para além da operação do dia a dia. Envolver novos agentes e, a partir do apoio da nossa indústria, dar a eles um poder que eles ainda não têm", indica.
Arbitragem
João Lessa participará de painel com o tema "Arbitragem e Pactos Parassociais, Efeitos e Vinculação", em evento sobre Arbitragem e Direito Societário, dia 26, às 8h, na Amcham. "Quando se pensa em melhoria de gestão nas empresas, em governança corporativa, é fundamental criar regras sobre como conflitos serão resolvidos. A recomendação é a utilização de mediação e arbitragem; resolve a disputa societária de modo mais rápido, com maior técnica e segurança jurídica", ressalta o advogado João Lessa, antecipando o que será abordado no painel.
Ancestralidade
Carregada de influências afro-brasileiras, a cantora pernambucana Sue, lança, dia 18, nas principais plataformas de streaming, o EP digital "Dança N`Zinga". O novo álbum traz canções com cadências e letras da atmosfera afro-brasileira, mostrando toda a sua ancestralidade.
Mérito
O desembargador do TRT6 Eduardo Pugliesi vai receber, hoje, a Medalha do Mérito Judiciário do TJPE, na categoria Grande Oficial. A solenidade será às 16h.
Prêmio
Na terça, o arquiteto André Carício vai receber o prêmio Homens que Orgulham o Nordeste, na área de Arquitetura. No Bugan.
Cérebro
Passados dois anos da pandemia, o resultados desse período de confinamento e contato com o vírus estão sendo colhidos agora: déficits de memória, esquecimento, dificuldade de concentração. "É importante às pessoas com essa queixa, voltarem a estimular o cérebro", comenta Andréa Negreiros, do Supera Ginástica para o Cérebro.
Aniversariantes
Maria Lectícia Cavalcanti, Paulo Vieira, Moises Wolfeson, Marcos Queiroz, Joaquim Esteves, Dinara Galvão, Raimundo Pimentel, Wilka Vilela, Alizete Maynard, Robson Chagas, Mônica Zírpoli, Marcelo Santos, Igor Numeriano e Liz Monteiro.