SOCIEDADE

Brasil não é mais um País de jovens

Leia a coluna social deste Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 22/09/2022 às 0:08
Gustavo Fring/Pexels
Psicóloga afirma que relacionamentos na terceira idade podem contribuir para o bem-estar, autoestima, apego, comunicação e afetividade - FOTO: Gustavo Fring/Pexels
Leitura:

Flávia Goldmann, membro da Sociedade Alemã de Geriatria, comenta que o Brasil não é mais um país de jovens. Ao contrário. "Em 2030, o número de idosos deve superar o de jovens", informa. Segundo a especialista, dados do IBGE relatam que de 2012 a 2021, a parcela de pessoas com 60+ saltou de 11,3% para 14,7% da população. "Devemos formar uma sociedade mais consciente e preocupada com a terceira idade, saúde e prevenção".


Leilão Nelore


Marcelo de Tavares de Melo comanda, hoje, às 19h30, através dos canais do Youtube do Agreste Leilões e do Canal Central Leilões, o 2º Leilão Nelore Agro FTI da Fazenda Dois Irmãos. Na esteira, reprodutores, doadoras, matrizes, novilhas e babies. Oportunidade única de fazer negócio com o melhor da raça.


Monarquia


A rainha Elizabeth II, monarca mais longeva do Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos. Os impactos da morte de Elizabeth II podem ser percebidos, sobretudo, na economia. A monarca representava estabilidade e continuidade. Com a sua morte, o cenário é de incerteza. O agora Rei Charles III, de 73 anos, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países. A rainha faleceu em meio a um cenário de crise inflacionária, energética e política. Segundo Thales Castro, professor de Ciências Políticas do Cedepe, o novo rei terá alguns desafios pela frente. "O primeiro é superar uma marca bastante expressiva: o mais velho monarca a assumir o trono, aos 73 anos. O segundo é imprimir carisma, liderança e ter aceitação popular por conta do seu antigo casamento com Lady Di. No âmbito político e econômico, deve exercer um papel de pacificador. Na relação Brasil x Reino Unido, não deve haver muita modificação. "O chefe de estado britânico deve preservar as relações políticas".


Pele de tilápia


O médico Marcelo Borges sempre foi obstinado na sua pesquisa com queimados. Depois de quase um ano, conseguiu mais um êxito: agora há o registro oficial de patente americana da pele da tilápia como curativo biológico para tratamento de queimaduras e feridas.


Luz azul


A dermato Marina Coutinho alerta que o uso prolongado de telas pode acelerar o processo de envelhecimento, segundo estudo da Oregon State University. "A luz azul pode gerar modificações no funcionamento do tecido cutâneo e acelerar o aparecimento de rugas. Uma dieta rica em vitaminas antioxidantes, o uso de filtro solar e cremes específicos reduzem os danos", explica a médica.

Elas cantam elas


Com a inovação de ser o primeiro projeto musical em PE com venda de ingressos por meio de NFT's, o espetáculo "Elas cantam elas" será realizado nos dias 6 e 7, na Livraria Jaqueira, Bairro do Recife. No palco, seis pernambucanas.


Araras


O estilista Albérico Ribeiro está de casa nova. Abriu atelier no Pina. O foco das araras continua sendo vestido para noivas, formandas e mães, com destaque para a novíssima coleção Ruby. Há opções para venda e para aluguel.


Pintura


O artista plástico Dado Cavalcanti revela que começou a pintar instintivamente, após descobrir uma doença no fígado que exigia transplante. "A partir da angústia, iniciei minhas pinturas. Sempre no abstrato".


Harry Potter


O Beco Secreto – Escola de Magia é a novidade de outubro da Perylampo para o Shopping Recife. Inspirada em Harry Potter, a atração será montada no Terraço de Eventos, onde os "alunos" produzirão lanches/feitiços e bebidas/poções.


Copa


Thiago Corrêa Ramos escreveu livro inspirado na experiência de assistir aos jogos da Copa do Mundo com suas filhas pequenas. Agora, preste a um novo Mundial, saiu o "Dona Copa", com ilustrações de Eduardo Padrão.


Aniversariantes


Carmen da Fonte, José de Castro Meira, José Ramos, Joel Muricy Cavalcante, Líbia Simon, Caubi Arraes, Sônia Freyre, Rúbia Goulart, Cândido de Souza, Fátima Barros, Camila Lins, Célia Vasconcelos, Sílvio Romero Beltrão, Inês Calado e Ulisses Pernambucano.


Rápidas


Juliana Fontan participa do Congresso Body On Top, em SP. A dermatologista também vai participar de um treinamento - exclusivo para 10 médicos - de preenchimento de glúteos com o novo ácido hialurônico específico para essa área.
O diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, foi homenageado pela Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica, em Brasília.
O Colégio Motivo terá ensino bilíngue a partir de 2023 a partir do Ensino Infantil.
É com a palestra "A era da educação 5.0" que Silvio Meira abre a 18ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, hoje, no Senac em Caruaru.
A nova presidente da Associação de Magistrados do Trabalho da 6ª Região, Ana Freitas, foi eleita para o biênio 2022/2024, numa composição que tem como vices as juízas Sarah Yolanda e Patrícia Trajano.

O 3º Encontro de Piano em PE será realizado de hoje até domingo, no Memorial de Medicina e Cultura no Derby.

Fernando Araújo/DIVULGAÇÃO
Os chefs Priscila Deus e André Saburó terminaram a tour gastrô que fazem juntos pela rede Pobre Juan, aqui no Recife. - Fernando Araújo/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Título de Cidadão recifense de Clodoaldo Magalhães - DIVULGAÇÃO
Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO
Zilma Cribari - Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias