SOCIEDADE

Um sopro de esperança para as mulheres brasileiras

Leia a coluna social desta terça do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 03/01/2023 às 0:00
Reprodução/Redes Sociais
Mulher de rosa - FOTO: Reprodução/Redes Sociais

O ano encerra com a validação do Decreto 11.309, que estabelece a criação do Programa Nacional Qualifica Mulher. O objetivo dele é possibilitar o desenvolvimento profissional feminino no País, mas impacta diretamente também no enfrentamento à violência de gênero.

“O relacionamento abusivo e de opressão tem vários silenciamentos, e um deles é o financeiro. A mulher que depende do companheiro fica ainda mais fragilizada e presa a esse ciclo”, comenta Isabela Lessa, presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE e coordenadora da Faculdade Nova Roma.

ARQUIVO PESSOAL
Almério e Teresa Cristina na posse de Lula - ARQUIVO PESSOAL

Quem se beneficia?

A medida vai beneficiar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, estimular o empreendedorismo, inserção e reinserção das mães no mercado de trabalho. Nos últimos anos, elas perderam mais emprego e renda e ficaram em casa mais expostas à violência. Tudo isso aliado ao machismo estrutural e enfraquecimento políticas públicas voltadas especificamente para mulheres. “Medidas como essa ajudam a quebrar esse ciclo da violência, que culmina, infelizmente, com a morte de mulheres, ainda mais em um país que ocupa o 5º lugar nesse tipo de violência. É preciso pensar e incrementar o enfretamento ao feminicídio”, alerta.

ARQUIVO PESSOAL
Renato Cunha - ARQUIVO PESSOAL

Docinho


Após o sucesso em Gravatá e lançar uma nova unidade em Caruaru, a confeiteira Ju Faria prepara trazer a Doce Brownie para o Recife em 2023.

Andrea Rego Barros/DIVULGAÇÃO
Casinha Produções e Carmen Virginia unem música e gastronomia na série "Uma Senhora Panela" - Andrea Rego Barros/DIVULGAÇÃO

ESG


Levantamento do IBM Institute for Business Value (IBV) de 2022 mostrou que o ESG está sendo tratado como prioridade máxima por 48% dos CEOs brasileiros, o que representa um aumento de 65% em relação ao ano anterior.

Esse indicativo mostra a preocupação com o tema. O sócio da Método Ambiental, Mauro Buarque, especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambientais, faz um alerta para a realidade do dia a dia, do local em que vivemos: as cidades.

ESG 2

“O ESG só pode ser verdadeiro e sustentável, do ponto de vista legal, se o empreendimento e sua atividade estiverem totalmente licenciados, porque é no licenciamento que nasce a verdadeira sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente”, explica o especialista.

Segundo Mauro Buarque, um empreendimento de grande impacto, por exemplo, precisa dialogar com a vizinhança, precisa respeitar a fauna e a flora local, precisa estar ajustado a todos os parâmetros da região que ele chega. “Nosso objetivo é fazer com que o empreendimento tenha seu licenciamento completo respeitando a qualidade das cidades, antes do ESG”, conclui o especialista.

Aniversariantes

Ivanildo Sampaio, Sérgio Guedes, Tereza Machado Guimarães, Mac Dowell Bezerra de Melo e Kátia Pinto.

Comentários

Últimas notícias