SOCIEDADE

Cresce número de mulheres na construção civil

Leia a coluna desta segunda-feira do seu Jornal do Commercio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/04/2023 às 0:00
Istock
Cresce número de mulheres em cargos da construção - FOTO: Istock

 Os dados do Painel de Informações da Rais de 2021, do Ministério do Trabalho, mostram que 11% da força de trabalho da construção civil é composta por mulheres, ou seja, mais de 250 mil trabalhadoras em um total de 2,3 milhões de profissionais do setor com carteira assinada. O valor é um aumento em relação a 2010.

Não apenas na engenharia, arquitetura e design de interiores, as mulheres vêm ocupando, também, os canteiros de obra, como pedreiras, serventes e carpinteiras. Entre as características mais comuns vistas nelas estão a determinação, perfeccionismo, empatia e boa comunicação com a equipe.

De acordo com Gabriel Maia, a situação está se tornando cada vez mais comum. “Hoje é normal em canteiro de obras encontrarmos mulheres fazendo atividades das mais leves as mais pesadas. Na mão de obra direta contamos com a presença feminina em atividades como pintura, rejuntamento interno e externo (fachada), revisões finais de apartamentos, e se expandindo”, fala.

Novo projeto

Escritor e mestre no teatro pernambucano, Leidson Ferraz agora foca suas mais recentes pesquisas a uma ação social. Após receber doação de centenas de jornais das décadas de 1940 até o início dos anos 2000, ele digitaliza e cataloga o material no setor das artes cênicas. Depois, doa tudo para catadores de papel que encontra nas ruas. A iniciativa de pesquisa cultural incentiva a reciclagem e a sustentabilidade.

Turismo

A partir de hoje e até a esta quarta, a  Associação das Pousadas de Fernando de Noronha participa da WTM Latin America, uma das maiores feiras voltadas para o turismo no País. Reunirá, no Expo Center Norte, em São Paulo, mais de 600 empresas, considerado o principal palco para negócios e capacitação do trade no primeiro semestre do ano.

Arquivo Pessoal
Erika Becker, que agora assume o cargo de Conselheira Deliberativa Suplente da ABMCJ/P, junto à Simone Andrade, presidente da instituição - Arquivo Pessoal

Cultura

O Projeto Seis e Meia está de volta. A temporada de 2023 estreia com o show “Ana Cañas Canta Belchior”, no dia 14 de abril. O projeto, que fez história lançando nomes como Chico Science e a Nação Zumbi, tem como missão divulgar a cultura e dar visibilidade aos artistas locais, colocando-os como ato de abertura de cantores nacionais consagrados. A abertura ficará sob o comando do recifense Igor de Carvalho.

Arquivo Pessoal
A dermato Lóren Faae, que alerta para os cuidados da pele durante as constantes mudanças de temperatura - Arquivo Pessoal

Música

Os filhos de agricultores da Zona da Mata Norte do Estado, que têm talento para a música, podem participar da primeira Orquestra de Câmara da região. O desafio é da organização não-governamental Giral. Educadores da instituição buscam essas pérolas na sala de aula de música clássica mantida em Glória de Goitá. Pelo menos 18 crianças e jovens terão sete meses para o ensaio e a apresentação especial nos 16 anos da instituição, a ser comemorado em outubro.

DIVULGAÇÃO
Segundo o Psicólogo Clínico Gustavo Figueirêdo, o processo psicoterapêutico é um dos meios para que o ser humano caminhe ao encontro de um melhor bem-estar." - DIVULGAÇÃO

Centro

Carolina Tavares e Simone Tavares inauguram, na terça, dois novos empreendimentos no centro do Recife: o Celeste Café e a Livraria do Jardim. Os espaços prometem ser uma opção de lazer, cultura e entretenimento para a região, unindo livros, palestras e apresentações culturais. No Varejão do Estudante.

Comércio 

O Shopping Patteo agora conta com duas novas operações em seu mix de compras. Chegaram ao mall as lojas Blanche e Mundo das Vitaminas. 

 

 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias