Novos acordos e parcerias firmados no nosso estado. Em sua primeira visita ao Nordeste, a norte-americana Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos Estados Unidos, fez questão de reforçar o compromisso com esforço para melhorar democracia e meio ambiente entre Pernambuco e o seu país. A diplomata destacou a importância da educação, dos direitos humanos e inclusão social. "Se pudesse escolher uma palavra pra descrever o relacionamento entre o Estado e o EUA seria cooperação", destacou Bagley.
A programação da diplomata foi dividida em diferentes momentos. De manhã, ela esteve com a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause. Elizabeth falou, em seu discurso, que se deparar com duas mulheres no governo foi algo que a encantou. No Palácio do Campo das Princesas, as três assinaram um acordo que consolida a intenção de expandir parcerias em diversas áreas, como educação, segurança e meio ambiente. Além disso, ela ressaltou que uma das prioridades do acordo é o fortalecimento do aprendizado da língua inglesa.
A embaixadora também foi recebida pela cônsul Jessica Simon, casada com o brasileiro Frederico Mattos, no apartamento deles em Boa Viagem, para um jantar com convidados. Desde que a Elizabeth chegou ao Brasil, em fevereiro deste ano, este é o primeiro memorando de entendimento assinado com um estado do Nordeste.
Elizabeth trabalha há 40 anos na diplomacia. Foi conselheira sênior de Estado em várias administrações. Trabalhou na ONU e foi embaixadora em Portugal em1997. Ela se especializou em direito internacional.
A cada ano, a embaixada americana homenageia mulheres brasileiras que se destacam com ideias e ações combatendo a violência de gênero e inclusão social. São sete selecionadas. Desta vez, a homenageada foi para Maria José da Silva, secretaria Estadual de Mulher, por seu trabalho com políticas públicas, há cinco no cargo.
Durante o jantar, ela, que é descendente de fulniôs e de afro-descendentes, recebeu, da mão da embaixadora, o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença. "Sou negra. Indígena. Periférica . Foi muito duro chegar aqui, mas valeu a pena lutar por essas pessoas mais simples", contou.
Jessica Simon, que recebeu a embaixadora, deixará o cargo de cônsul dos EUA do Nordeste em julho. Ela, ainda, vai comandar a festa da Independência Americana, em 4 de julho e voltará aos EUA, onde tirará um ano sabático para curtir os filhos e o marido. No seu lugar, deverá assumir May Baptiste, ainda sem data para chegar.