SOCIEDADE

coluna sábado paret 2 Quais as gírias mais faladas do Brasil?

Leia a coluna social deste sábado no seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 27/05/2023 às 0:00
Reprodução/Internet
bactérias no organismo - FOTO: Reprodução/Internet

Quais as gírias dominam o dia a dia dos "manos" e dos "parças" no Brasil. Quem fala essas expressões pela "zueira" ou porque quer "biscoito" está "hitando", no "hype" e é um "ícone".

É o que descobriu a Preply, plataforma online de idiomas, que fez uma pesquisa com os termos mais usados pelo pessoal no País. Entre os achados estão as mais ditas pela turma, como o famoso "sextou", que lidera a listagem com 74%, seguido de "treta" (64%), "zueira" (62%) e "trocar ideia" (62%).

ARQUIVO PESSOAL

A cirurgiã-dentista Zilda Canejo em momento de concentração no consultório. - ARQUIVO PESSOAL

Desconforto?

Apesar de serem "massa" e bastante utilizadas pela população, as mesmas gírias podem ser irritantes ou causarem desconforto e deixar a galera "pistola". Segundo a Preply, 43% dos entrevistados acham chato o uso de jargões durante uma conversa, sendo "ranço" a palavra mais odiada por elas, com 30%, seguida de "lacrou" (29%), "abestado" (28%) e "crush" e "sextou", empatadas com 25%.

Mais mulheres

De acordo com o levantamento, de maneira geral, as mulheres se sentem mais aptas para usar gírias do que os homens, sendo que ambos já precisaram consultar online pelo menos uma vez o significado de algum jargão para entender o que ele significava. Já 33% dos entrevistados enfrentaram um "perrengue" e tiveram que perguntar para uma pessoa mais jovem sobre o sentido de uma dessas expressões.

Onde se bomba?

Mas e onde "ficar por dentro" de tudo isso? Conforme a pesquisa da Preply, o principal lugar em que os brasileiros descobrem novos termos é na Internet (64%), atrás apenas do aprendizado com amigos (70%), seja ele virtual ou presencial.

DIVULGAÇÃO

Mário Souto, CEO da Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI), Armando Nogueira, CEO do Hub Nogueira e Mariana Wanderley, diretora Executiva da Pernambuco Construtora, no I SALÃO HUB NOGUEIRA, no Shopping Recife. - DIVULGAÇÃO

Quais redes?

Quando o "papo" são as redes sociais, o TikTok e o Instagram dominam a preferência de onde aprender esses jargões, sendo que estão quase empatadas em 55% e 54%, respectivamente. Já o terceiro local preferido dos internautas é o Twitter (22%). Além disso, o levantamento mostrou que 38% conhecem gírias em filmes e séries e 14% com músicas.

ARQUIVO PESSOAL

Bruno Tude, Francisco Tude e Eduardo Tude com André Farias no Private Dinner do Experience Club para a GWM Brasil e ADTSA. - ARQUIVO PESSOAL

Drag Queen

O Club Metrópole edita nova edição da Queens Night neste sábado, com o ícone do bate-cabelo Márcia Pantera. A drag queen paulistana é a precursora do movimento muito utilizado em performances de queens nacionais e internacionais.

Mural

Devido à previsão de fortes chuvas, o Kembali Hotel adiou a inauguração do mural do artista Speto que iria acontecer, hoje, e remarcou o o evento para julho.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias