UOL - O melhor conteúdo
SOCIEDADE

A nova forma de fazer turismo pelo mundo

Leia a coluna social desta quarta no seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 28/06/2023 às 0:00
Arquivo Pessoal
Guy Tapie, Rafael Amaral Tenório, Tomás Lapa e Carmen Cavalcanti, durante encontro de arquitetura - FOTO: Arquivo Pessoal

Sair da zona de conforto é uma atitude não tão usual quando se escolhe destino de férias. De acordo com o Ministério do Turismo, os viajantes têm valorizado o choque cultural proporcionado por experiências autênticas e até únicas, fora do eixo popular. O Hurb elenca alguns dos destinos no mundo que possibilitam viver uma realidade completamente diferente da brasileira, como Índia e Turquia.

 

Desconhecido

A preferência pela imersão no desconhecido demonstra ainda uma abertura maior dos viajantes às diferenças culturais, já que exige deles sensibilidade para não julgar o incomum. Respeito também é palavra-chave para uma boa viagem para fora da bolha, principalmente para aqueles que valorizam as oportunidades de aprendizado e enriquecimento pessoal.

Para esses viajantes, investir em uma experiência mais imersiva e menos contemplativa vale à pena graças ao potencial transformador e de reflexão sobre as próprias crenças que só destinos que apresentam tradições, comportamentos, hábitos e realidades radicalmente diferentes das deles são capazes de proporcionar.

Quais os destinos?

Alguns destinos internacionais com culturas mais singulares que se destacam entre as opções para viver o choque cultural são Índia e Tailândia, na Ásia, Turquia e Polônia, na Europa, e o Peru, um dos nossos países vizinhos na América do Sul.

 

Hugo Muniz / Paço do Frevo

Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo; Ricardo Piquet, presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que faz a gestão do equipamento cultural; e Padre Pedro Rubens, reitor da Unicap. - Hugo Muniz / Paço do Frevo

 

 

Divulgação

A influenciadora Ingrid Vasconcelos marcou presença no leilão do Instituto Neymar Jr, em São Paulo - Divulgação

 

Orgânicos

O consumo de orgânicos no Brasil cresceu 16% no último ano. De acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”a região do Brasil que apresentou o aumento mais significativo foi a Nordeste: o consumo saltou de 32% em 2021 para 45% em 2023.

Essa tendência de consumo por alimentos mais frescos justifica o crescimento de lojas como a Rede Verdfrut, que já é a maior cadeia de hortimercado do Nordeste, com 20 lojas e 900 empregados. Nesta quarta-feira reinaugura mais uma loja em Candeias.

 

Arquitetura social

O sociólogo Guy Tapie, da Universidade de Bordeaux, na França, é convidado especial do workshop sobre reabilitação urbana, na UFPE, além de ter tido conversa com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

Referência

O escritório pernambucano Limongi Advocacia foi ranqueado no Chambers & Partners 2023. Foi destaque na categoria ”Dispute Resolution” (contencioso estratégico) e seu fundador Erik Limongi Sial foi também destaque no quesito ”notable practitioners”.

Pediatria

Inaugura nesta quarta, às 17h30, o Infante Consultórios, completamente dedicado à pediatria. São dez especialidades reunidas em um ambiente lúdico, com acesso pelo Edifício Garagem. Vai ter coquetel na biblioteca para marcar.

Reino Unido

Eduardo Carvalheira recebe, hoje, Stephanie AL-QAQ, embaixadora do Reino Unido no Brasil, para almoço especial em seu Terraço Carvalheira.

Aniversariantes

Jurandir Pessoa, Fátima Bahia, Mariza Lacerda, Carlos Fernando Pontual, Carmen Mayrinck, Murilo Lacerda, Daniella Maranhão, João José Targino, Andréa Melo e Túlio Guimarães.

Arquivo Pessoal

Guy Tapie, Rafael Amaral Tenório e os conselheiros Tomás Lapa e Carmen Cavalcanti, durante o Encontro de Arquitetura - Arquivo Pessoal

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias