O pix é um facilitador de pagamentos e caiu no gosto popular. Contudo, fazer uma transferência de um valor com os dados errados pode ser uma dor de cabeça se houve alguma transferência errada. De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes Lytiene Rodrigues Cunha, a pessoa que fez o pix errado precisa procurar a instituição financeira que recebeu o valor e informar sobre a operação equivocada, caso seja um recebedor desconhecido.
O que fazer?
“É preciso fornecer todas as informações sobre o recebedor e verificar se existe junto a esse banco alguma proposta de solução específica para esses casos. Também é possível verificar, na chave pix, as informações de contato com o recebedor, para solicitar a devolução do valor, através de e-mail ou de repente, número de celular disponível”, ensina.
Banco Central
Ainda segundo Lytiene, o Banco Central informa que a devolução do valor, em casos de fraude ou falha operacional do sistema das instituições financeiras, dos correntistas envolvidos na transação, pode ser viabilizada por meio do Mecanismo Especial de Devolução.
“A solicitação do MED deve ser feita quando o autor do pix procurar a instituição financeira do recebedor. O prazo deve estar dentro de 80 dias, desde a data de realização da transferência entre as contas. Se a pessoa que recebeu o pix for conhecida, fica mais fácil a devolução do valor, porque ao contactá-la, ela pode devolver imediatamente”, comenta.
E o recebedor?
Para quem recebeu o pagamento errado, o passo a passo é: em casos onde o recebedor foi informado pelo autor do pix sobre a operação ou a instituição financeira, ele passa a ter até 90 dias para realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez a operação. A devolução pode ser realizada através do próprio aplicativo do pix, acessando a opção devolver o dinheiro, que está vinculada ao extrato.
Energia
Rodrigo Mello comemora os 15 anos da Kroma, primeira comercializadora de energia do Nordeste, dia 29, às 18h, no Terraço Carvalhleira. A empresa comercializou 1,3GWm de energia no último ano, além de somar mais de 250 unidades consumidoras sob gestão. A empresa também conta com um portfólio de 6,3GW de projetos de geração de energia elétrica.
Amém
Deive Leonardo anuncia a última temporada de “A Reposta”, turnê que, em sua primeira fase, percorreu três continentes e dez países, com sucesso estrondoso de público. A mensagem inspiradora e de fé do evangelista voltará agora ao Brasil, incluindo o Recife, que o recebe dia 28 de outubro, no Teatro Guararapes.
Acampamento
Rose Jarocki, que há 34 anos comanda a Cia do Lazer, se prepara para mais uma temporada de acampamentos educativos, este mês, em Ipojuca. Vai receber cerca de 200 crianças e adolescentes.
Aniversariantes
Marcos Vinícios Vilaça, Antônio Batista, Célio Spinelli, Clara Angélica, Antônio Carlos Carneiro Leão, Antônio Ramiro Costa, Maria Lúcia Lima, Maria Amélia Almeida, Zeneide Barros, João David de Souza Filho, Jane Gonçalves e Edvaldo Cavalcanti.