SOCIEDADE

O que fazer com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda?

Leia a coluna social deste sábado do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 01/07/2023 às 0:00
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal já iniciou o pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 e o contribuinte que acertou as contas com o Leão e ficou com saldo a receber terá o seu dinheiro em conta no máximo até o dia 29 de setembro, quando será pago o 5º e último lote. O dinheiro extra será bem-vindo para muitos brasileiros que estão endividados ou que desejam investir.

DIVULGAÇÃO

Antônio Dantas, Alexandra Pinheiro, Beatriz Castro e Francisco José - DIVULGAÇÃO

Dicas

De acordo com o contador e planejador financeiro Paulos Marostica, é preciso ter atenção para utilizar o valor recebido de forma estratégica e fazê-lo render mais. “Em primeiro ligar, antes de gastar sua restituição, avalie suas necessidades financeiras atuais. Pense em quais áreas da sua vida financeira precisam de mais atenção. Caso tenha dívidas, dê prioridade àquelas com as maiores taxas de juros, como cartões de crédito ou empréstimos pessoais. Isso ajudará a reduzir os encargos financeiros a longo prazo”, explica.

VAL SANTANA/DIVLGAÇÃO

Moises Wolfenson, Katia Mesel e Carlos Augusto Lira - VAL SANTANA/DIVLGAÇÃO

Mais dicas

Já para quem está com as finanças em ordem, as dicas são outras. “Ter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com imprevistos financeiros. Considere destinar uma parte da restituição para criar ou fortalecer esse saldo, evitando dores de cabeça futuras”, diz.

 Investimento

E para quem deseja investir uma parte da restituição para o futuro, o contador orienta. “Existem várias opções de investimento, como ações, títulos, fundos mútuos ou planos de previdência privada como o PGBL. Este último pode, inclusive, até contribuir para o aumento do valor da próxima restituição. Avalie suas metas financeiras e busque aconselhamento de um profissional financeiro para tomar decisões de investimento adequadas”, finaliza.

BRAYCON

Bernardo Peixoto e Raquel Lyra - Crédito Makermidia - BRAYCON

Joelma

Joelma está de volta ao palco do São João de Caruaru, encerrando os festejos, hoje, após um hiato de oito anos sem se apresentar na Capital do Forró. Joelma era uma das atrações mais pedidas nas redes sociais da Prefeitura de Caruaru.

 Lipedema

Gabriela Buril, especialista em tratamento de doenças vasculares, quer chamar atenção para o lipedema. Uma doença que acomete mais as mulheres e que se caracteriza por gordura anormal em glúteos e pernas e que pode vir acompanhada de inchaço. Gabriela aconselha abordagem multidisciplinar com drenagem linfática, terapia de compressão, exercícios específicos, dieta específica, além dos cuidados com a pele.


Pessimista

A 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half, estudo trimestral que monitora o sentimento dos profissionais qualificados com relação ao mercado de trabalho e à economia, acaba de ser lançada. O indicador se manteve pessimista, regredindo de 35,7 pontos para 34,8.

Já na avaliação dos próximos seis meses, a pesquisa sinalizou uma discreta recuperação, mas ainda do lado pessimista, com 45 pontos versus 44,7 do trimestre anterior.

Pessimista 2

“As incertezas com relação aos cenários político e econômico ainda têm deixado o mercado em compasso de espera, pois envolvem pontos que influenciam diretamente a tomada de decisão das empresas, a segurança da população e colaboram para uma perspectiva mais pessimista. O resultado do indicador capta esse sentimento”, analisa Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias