SOCIEDADE

O poder de comunicação dos emojis

Leia a coluna social deste domingo do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 23/07/2023 às 0:00
THIAGO LUCAS/ ARTES JC
EMOJIS - FOTO: THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Se comunicar por meio de emojis, figurinhas do 'Zap', GIFs ou imagens animadas faz parte do dia a dia do povo no Brasil. Esses recursos visuais facilitam e simplificam a forma de conversar, mostrando a sua importância e o seu uso corriqueiro na rotina da população. Para entender como o País enxerga isso, a Preply, plataforma online de idiomas, fez uma pesquisa e constatou que os stickers do WhatsApp e as carinhas possuem uma preferência quase igualitária entre a população: 69% relatam usar mais os adesivos e 66% utilizam mais os emojis. O terceiro lugar no pódio fica com a dupla GIFs/imagens animadas (51%).

ARQUIVO PESSOAL

Karina Nóbrega inaugurou novo consultório de odontologia no Charles Darwin - ARQUIVO PESSOAL

Humor

O estudo também revelou que, para outros 52%, essas ferramentas ajudam a adicionar humor às conversas, sendo que 49% pensam que as mensagens ficam mais envolventes e 47% sentem que se expressam mais rapidamente assim do que com palavras linguísticas.

Eles ainda foram reconhecidos como fundamentais na comunicação entre diferentes línguas, com outros 45% dizendo que esses recursos ajudam as pessoas a se entenderem quando não falam o mesmo idioma, ultrapassando assim barreiras.

ANNA TIAGO/DIVULGAÇÃO

Maria Manuela comemora com menu especial os seis anos do seu restaurante natual nas duas unidades - ANNA TIAGO/DIVULGAÇÃO

Universal

"Isso demonstra como emojis e adesivos se tornaram uma linguagem universal e como podem nos auxiliar na compreensão do outro, além de estimular a nossa criatividade quando os associamos às palavras, tornando o aprendizado de idiomas mais envolvente, memorável e divertido", afirma Sylvia Johnson, especialista em idiomas na Preply.

Desentendimentos

Quando questionados sobre a utilização das carinhas, stickers do WhatsApp e GIFs/imagens animadas, 26% dos entrevistados mencionaram desentendimentos ocasionais devido à variedade em expansão e declararam 'quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico'. Outros 19% contam com pistas contextuais para entender o seu significado e 16% admitiram ter ficado em dúvida pelo menos uma vez por conta desses recursos em seus bate-papos.

Ricardo.Nigro/DIVULGAÇÃO

A dermato Marina Coutinho aposta no look leve para o inverno recifense - Ricardo.Nigro/DIVULGAÇÃO

Populares

A pesquisa da Preply também descobriu quais são as categorias mais populares de emojis. Segundo o levantamento, a ganhadora é a de emoticons e pessoas (71%), com liderança absoluta, seguida dos símbolos (14%), que estão muito atrás no segundo lugar da listagem.

Mais usada

Já a carinha mais utilizada é o 'Rosto com Lágrimas de Alegria', com 58%, seguida do 'Coração Vermelho', com 52%, e do empate entre 'Rosto Sorridente com Olhos Sorridentes' e 'Olhos', ambos com 39%.

Na expectativa

Fábio Túlio Barroso é um dos 28 profissionais da advocacia que estão disputando uma vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Pós-doutor em Direito pela Universidad de Granada, na Espanha, é autor de diversos artigos e livros jurídicos publicados tanto no Brasil quanto no exterior, além de professor da Unicap. O Conselho Federal da OAB vai se reunir no dia 21 de agosto para formar a lista sêxtupla. Decisão final do presidente Lula.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias