SOCIEDADE

Uma realidade chamada síndrome do pânico

Leia a coluna social desta terça no seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 25/07/2023 às 0:00
wayhomestudio/Freepik
ansiedade - FOTO: wayhomestudio/Freepik

A síndrome do pânico afeta, ao menos, 2% a 4% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde; é caracterizada pela ocorrência recorrente, repentina, inesperada e, de certa forma, inexplicável de crises de ansiedade agudas, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais.

FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO

Simone Mendes e Geraldo Azevedo no FIG - FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO

Sintomas

Palpitações, coração pulsando forte, arritmias breves, taquicardia, sudorese, tremor, sensação de falta de ar ou de fôlego, sensação de desmaio, convulsões, fáceis de confundir com ataques histéricos, náusea ou desconforto abdominal, são sintomas que, inicialmente, podem ser notados. Durante a crise a pessoa experimenta a nítida sensação de que vai morrer ou de que perdeu o controle sobre si mesma. Além disso, a doença pode provocar sensações capazes de colocar o indivíduo em situações de risco que ameaçam sua saúde e segurança. 

Tratamentos

Segunda a psicóloga e professora do Centro Universitário dos Guararapes, Cynthia Andressa, existem vários tratamentos para quem sofre com a doença. “Uma das modalidades é a utilização de farmacológicos, a exemplo dos benzodiazepínicos, antidepressivos. A psicoterapia torna-se fundamental, procurando compreender as causas e pensar em estratégias para o enfrentamento. Não podemos deixar de reconhecer a contribuição de práticas coadjuvantes a exemplo de exercícios físicos e práticas de atividades relaxantes”.

FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO

Isaar e Cezzinha no FIG - FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO

Cura

A especialista reforça que existe cura para a doença. “Existe uma ótima resposta à medicação. A maioria dos pacientes não voltam a apresentar o quadro. Contudo é importante uma investigação minuciosa, pois a associação entre doenças psiquiátricas é muito frequente, assim como é necessário observar os fatores de risco que podem contribuir com a reincidência dos sintomas”.

Chá revelação

A recifense Erika Amaral virou a Rainha do Chá Revelação. Ela, aliás, assina , nos próximos dias, o dia D para a influencer Ary Mirelle e cantor João Gomes.

ARQUIVO PESSOAL

Talento e muito trabalho tornaram Erika Amaral, da Persona Decor, a "Rainha do Chá Revelação" Empresária Recifense consolida a presença de sua empresa de festas fazendo nos próximos dias o Chá Revelação do bebê da influencer Ary Mirelle e cantor João Gomes. Como diz o Cantor João Gomes em seus shows: "Eu confio no sonhos que o Sr tens para minha vida!" e assim Erika segue confiante que será lindo e inesquecível este grande dia. - ARQUIVO PESSOAL

Experiência

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã do Recife e Diretor da Rede Compaz, será palestrante do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, hoje, em Brasília. Murilo apresentará a experiência do Compaz. As ações prioritárias do Pronasci 2 focam nas 163 cidades que em 2021 concentraram 50% das mortes violentas intencionais no País.

Patrimonial

Como minimizar os efeitos das alterações econômicas e tributárias, que afetam investimentos dentro e fora do Brasil? Esse será um dos assuntos da palestra de Gabriela Figueiras,  quinta, às 16h, no The Plaza Business. No encontro, a mestre em Direito pela Universidade de Chicago vai abordar aspectos do planejamento patrimonial no Brasil e no exterior.

Reggae

Tem novo festival dedicado ao reggae: “Harmonia Roots”. Será no dia 8 de setembro, no Boteco Parador, com Planta & Raíz, Ponto de Equilíbrio, Maneva, Mato Seco e Djonga, em uma super estrutura montada no local.

 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias