SOCIEDADE

Deep fake: muito a refletir e discutir

Leia a coluna social deste domingo do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 30/07/2023 às 0:00
Alastair Pike / AFP
A instabilidade ocorreu nesta quarta-feira (9) - FOTO: Alastair Pike / AFP

Especialista em Propriedade Intelectual, a advogada Maria Wanick Sarinho chama atenção para as discussões ligadas a deepfake - modificações, geralmente em vídeos e áudio, feitas com base em Inteligência Artificial. A tecnologia está nas rodas de conversa pelo uso na campanha publicitária da Volkswagen, com a cantora Elis Regina, falecida em 1982, cantando junto a sua filha, Maria Rita.

Uso da tecnologia

Na propaganda, elas aparecem cantando juntas a música 'Como Nossos Pais' e divide opiniões sobre o uso da tecnologia. Maria afirma que, nesse caso, a deepfake foi utilizada de forma legal, autorizada pelos detentores do direito de imagem. “A criação com uso tecnológico, nesse caso, atende os requisitos legais e possibilita a criação desse momento inédito”, comenta.

GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

Beatriz Collier - GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

Limites?

Um ponto polêmico sobre a utilização de deepfakes de pessoas falecidas é se haveria limites a serem seguidos pelos detentores do direito de imagem, como os familiares de uma celebridade falecida. Há discussões sobre a necessidade de respeito à imagem-atributo da pessoa falecida: o conjunto de qualidades associado pelo público a uma determinada pessoa, muitas vezes relacionado à sua obra, opinião, ideologias e representatividade.

Ayrton Senna

Reunindo objetos pessoais, fotografias, vídeos e a própria voz do piloto reconstituída por inteligência artificial, a exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” desembarca no Terraço de Eventos do Shopping Recife durante o Mês dos Pais. Na noite de abertura exclusiva, no dia 2 de agosto, o mall reúne grandes nomes da sociedade e fãs de Ayrton para, em primeira mão, conferirem a mostra com detalhes que vão desde a infância até os triunfos do tricampeão Mundial.

 

 Clube de Leitura

Cida Pedrosa - vencedora do Prêmio Jabuti e Livro do Ano em 2020 - estará dia 9, no Clube de Leitura CCBB 2023, juntamente com Eliakin Rufino, poeta e performer roraimense. Os encontros acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca BB.

Transformação digital

Rogerio Resende/R2Foto

Pela primeira vez no Recife, o escritor best-seller e ex-CEO do Tinder Andrea Iorio irá se apresentar durante o Conversando com o RH, evento gratuito promovido pelo IEL-PE, que acontece no próximo dia 2 de agosto, na Casa da Indústria. Em sua palestra, Andrea abordará as principais competências necessárias para que profissionais de todas as áreas e setores consigam se reinventar e dirigir suas organizações no mundo da Transformação Digital. - Rogerio Resende/R2Foto

Pela primeira vez no Recife, o escritor best-seller e ex-CEO do Tinder Andrea Iorio irá se apresentar durante o Conversando com o RH, dia 2, na Casa da Indústria. Em sua palestra, Andrea abordará as principais competências necessárias para que profissionais de todas as áreas e setores consigam se reinventar e dirigir suas organizações no mundo da Transformação Digital.

GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

Francisco Novais e sua esposa Anna Zogbi - GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

Aniversariantes

Eliane Teixeira, Ernani Peixoto, Gisela Didier, Alvaro Moreira, João Evangelista , Cacau de Paula e Lauro Gusmão.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias