Tem chamado atenção a notícia de que a família do falecido presidente do conselho de administração da Samsung vai pagar mais de US$ 10 bilhões de dólares em impostos sobre herança, além de doar a vasta coleção particular de arte dele para curadores estatais. Os herdeiros planejam pagar a conta durante cinco anos em seis parcelas, a partir deste mês. A conta do imposto sobre herança – uma das maiores já registradas na Coreia do Sul e no mundo – tem sido observada de perto devido ao seu potencial de diluir o controle acionário da família Lee dentro da Samsung.
Planejamento
De acordo com o advogado Arthur Holanda, casos como este destacam a importância do planejamento sucessório adequado e da comunicação clara entre os membros da família para evitar conflitos e garantir uma transição suave de gerações.
Minimizar
“Quando a sucessão é bem planejada, é possível minimizar os encargos e o enorme desgaste gerados pela burocracia pós morte, que muitas vezes são responsáveis por implodir relações familiares, até então perfeitamente harmoniosas. Diante disso, para proteger a família e preservar o patrimônio construído, é sempre recomendável que se faça um eficiente planejamento sucessório. Entre alguns pontos que devem ser observados na fase de planejamento, merece destaque o regime de bens escolhido no casamento dos herdeiros ou daquele que está planejando sua sucessão”, enfatiza.
Otimizar
E acrescenta: “O fato é que um bom planejamento sucessório é importante para alinhar e otimizar o pagamento de despesas decorrentes da transferência dos bens após a morte. Muitas vezes, quem é contemplado por uma herança não tem disponibilidade financeira para arcar com os custos para o recebimento dos bens, que englobam impostos devidos pela transferência, escrituras, certidões, registros e até honorários advocatícios.”
Pele
A esteticista e cosmetóloga, Paulla Fontelles, está nos ajustes finais da montagem para inauguração da clínica Mellamface, no Shopping Patteo Olinda.
Daniel
Daniel traz a turnê que homenageia a época da dupla "João Paulo & Daniel”, dia 1º de setembro, no Teatro Guararapes.
Paisagens
Como parte da programação da exposição em cartaz, ‘Seis Paisagens’, acontece, na quinta, a Galeria Marco Zero, uma roda de conversa, a partir das 19h, com o curador Guilherme Moraes e os seis artistas envolvidos na mostra: Bozó Bacamarte, Bruno Faria, David Alfonso, Ianah Marlan Cotrim e Rayana Rayo. Durante o diálogo, tanto os artistas quanto o curador, compartilharão sobre os processos criativos e de seleção dos trabalhos que compõem a exposição.
Leis
André Portela está em São Paulo para receber a certificação Escritório 4.0, emitida pela Associação Brasileira de Legal e Lawtech. Essa certificação foi emitida depois que o escritório comprovou atender as boas práticas nos pilares de inovação jurídica, gestão de pessoas, eficiência jurídica e parceria de negócios.
Aniversariantes
Marcos Freire Filho, Zélia d’Almeida Lins, Kátia Gadelha