SOCIEDADE

Como a Neurociência pode ajudar na Educação? Pesquisadora Brasileira revela segredos para facilitar o aprendizado

Leia a coluna social desta sexta do seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 04/08/2023 às 0:00
PCR/Divulgação
Todas as salas da sede da empresa japonesa foram batizadas com nomes de mulheres inovadoras na área da tecnologia - FOTO: PCR/Divulgação

Você já imaginou uma forma revolucionária de aprender, onde a ciência se une à educação, desvendando os segredos do nosso cérebro e impulsionando a forma como absorvemos conhecimento? A Neuroeducação chegou para desafiar o status quo do ensino tradicional, trazendo avanços empolgantes e promissores. Um estudo de Patrícia Wenhwa Liu, brasileira graduada em Medicina Tradicional Chinesa, e Henry Oh, chefe do departamento de saúde da Universidade Estadual de Idaho , mostra como colocar em prática a técnica.

DIVULGAÇÃO
Lançamento do livro de Leonardo Carneiro da Cunha - DIVULGAÇÃO

Conexão

De acordo com Patrícia, a Neuroeducação é uma conexão entre a neurociência, psicologia e educação, alinhando nossos conhecimentos do cérebro e seu funcionamento a novas práticas educacionais, tornando o ensino mais significativo e eficaz. “O ensino tem evoluído para considerar fatores essenciais como memória, emoções, comportamentos e até mesmo a linguagem corporal”, afirma.

Estímulos 

Liu explica que a neurociência nos mostra que cérebro precisa de estímulos constantes para se desenvolver de forma saudável, o que nos leva a uma abordagem interdisciplinar e integrada de aprendizado. 

Individual

O ensino individualizado em que cada aluno tenha um ritmo e estilo de aprendizagem únicos, permitindo aos educadores adaptarem suas estratégias para atender às necessidades específicas de cada estudante.

Repetição 

A Neuroeducação comprova que a aprendizagem por repetição  ainda é uma aliada poderosa para consolidar informações na memória de longo prazo e automatizar habilidades essenciais. “E não podemos esquecer do papel essencial do sono na consolidação da aprendizagem”, adiciona a especialista.

Helena Müller/DIVULGAÇAO
O cientista político Adriano Oliveira recebe o apresentador Ciro Bezerra e o deputado estadual, João Paulo - Helena Müller/DIVULGAÇAO

 Sustentabilidade

O Instituto Cidades Sustentáveis lança, no domingo, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, ferramenta que permite avaliar os 5.570 municípios brasileiros por meio de 100 indicadores socioeconômicos e ambientais. O lançamento ocorrerá em Belém, durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, evento que integra a programação dos Diálogos Amazônicos.

Ópera

A partir de hoje, o Teatro de Santa Isabel abrigará, mais uma vez, o Festival de Ópera de Pernambuco, na quarta edição até o dia 21. A direção artística e executiva é do maestro Wendell Kettle.

Aposentadoria

Nesta sexta, das 8h30 às 17h, o advogado Elizeu Leite irá realizar o curso “Planejamento Previdenciário – Tudo o que você precisa saber”, na Livraria Jaqueira Recife Antigo. O curso irá abordar temas melhor regra de aposentadoria, valor do benefício e contribuições em atraso.

ARQUIVO PESSOAL
Com expertise em sustentabilidade, Rafaella Viana integra o Conselho ESG do Fórum Brasil Export e comanda o time da 3R Soluções Ambientais Inteligentes - ARQUIVO PESSOAL

Aniversariantes

Patricia Aroucha Sial, Flora de Lima, Fernanda Farinha, Laís Carneiro da Cunha, Ivo Salgado, Bárbara Martins, Maria do Carmo Montenegro, Maria Lilian Peres, Fernanda Garcia, Fernando César Santos, Goretti Cabral, Orlando Mota, Cynthia Maranhão, Stênio de Sá Leitão e Tony Castro do Pinho.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias