SOCIEDADE

Pesquisadores afirmam ter descoberto o "gene da ansiedade" e como desativá-lo

Leia a coluna social desta quarta no seu Jornal do Commercio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/08/2023 às 0:00
Arquivo pessoal
Após vitória contra o Novorinzontino, o executivo do Sport Club do Recife, Jorge Andrade, celebrou seu aniversário de 48 anos - FOTO: Arquivo pessoal

A ansiedade afeta cerca de um quarto da população em algum momento de suas vidas, muitas vezes acompanhada por ataques de pânico e transtorno de estresse pós-traumático. No entanto, a eficácia dos tratamentos disponíveis é considerada baixa, deixando parte dos pacientes sofrendo com os sintomas debilitantes. Uma pesquisa realizada por pesquisadores das universidades britânicas de Bristol e Exeter revelou a existência de um "gene da ansiedade" e como desativá-lo.

A pesquisa se concentrou na amígdala cerebral, uma região do cérebro envolvida no controle das reações emocionais, como a ansiedade. Os profissionais destacam que esse resultado é importante para o desenvolvimento de potenciais drogas terapêuticas que tratam a ansiedade patológica, pois elucida mecanismos moleculares e genéticos envolvidos na resposta ao estresse prolongado. No entanto, especialistas advertem que é necessário ter cautela ao interpretar esses resultados. De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a ansiedade é uma resposta natural do instinto humano, mas quando se torna persistente, pode moldar o cérebro de forma prejudicial.

Destaque

O advogado pernambucano Gabriel Lins, de 26 anos, tornou-se o primeiro latino-americano selecionado para o programa de bolsas "L-EARN for Impact", financiado pelo banco holandês Dutch Entrepreneurial Development Bank. Com o programa, o jovem terá bolsa integral no mestrado em Commercial and Company Law na Erasmus University Rotterdam, um dos principais centros de empreendedorismo na Europa.

Finanças

Silvana Mattoso, presidente executiva do LIDE Futuro LIDE, recebe Sérgio Trindade e Pedro Galanternick, sócios-consultora da Fiplan Gestão Estratégica, hoje, às 19h30 para encontro sobre “Planejamento Financeiro Estratégico: fluxo de caixa e lucratividade”. O momento faz parte da agenda do W LIDE Futuro e reunirá 35 empresárias e acontecerá na Entrevinhos, em Boa Viagem.

Mundo fit

As feiras fitness e de nutrição, Reciftness e Recife Nutrition, vão lançar programação dos eventos deste ano no dia 11 de agosto, às 16h, em um happy hour no Tulasi Mercado Orgânico, para jornalistas e influenciadores. As feiras vão ocorrer, simultaneamente, no pavilhão do Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 02 e 03 de setembro.

Cultura

À frente do da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco, Jayme Asfora vem se destacando pelos investimentos no tema Memória e Verdade. O ex-presidente da OAB realizou a primeira reunião do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia, que fica localizado no casarão do Sítio da Trindade, com um vasto acervo sobre os tempos de chumbo vividos aqui no Estado, e que conta com uma sala destinada à memória dos mortos e desaparecidos na Ditadura. Na reunião, o Conselho discutiu os próximos avanços na estrutura do Museu, como a viabilização de um sistema de refrigeração adequado tanto para as obras, quanto para os visitantes.

Arquivo Pessoal
Douglas Ferro, um dos sócios do app SR Torcedor, ao lado do pentacampeão Rivaldo; do presidente do Retrô, Laercio Guerra; e do influenciador Ney Silva, durante jogo do Retrô contra o Pacajus, na Arena de Pernambuco - Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal
A belíssima DJ Kali esteve no Recife para conferir o Festival Nova História, comandado por Henrique e Juliano - Arquivo Pessoal

Cultura

O músico, Gean Ramos, idealizador da Mostra Pankararu de Música, se prepara para a edição deste ano, que acontece de 7 a 10 de setembro, na Aldeia Bem Querer de Cima, no Território Indígena Pankararu, Sertão de Pernambuco. O evento tem como objetivo difundir e fortalecer a cultura dos povos indígenas, através de uma programação que envolve atrações culturais, exposição, feira de artesanato, debates e imersão na comunidade local.  

Brunch de Noronha

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha e a Econoronha reúnem, nesta quarta-feira, em Fortaleza, agentes e operadores de viagens para apresentar as novidades do destino e dos associados. Será servido um brunch, no Café Viriato, das 10h às 13h.

 

Arquivo pessoal
Após vitória contra o Novorinzontino, o executivo do Sport Club do Recife, Jorge Andrade, celebrou seu aniversário de 48 anos - Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 


Brunch de Noronha

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha e a Econoronha reúnem, nesta quarta-feira, em Fortaleza, agentes e operadores de viagens para apresentar as novidades do destino e dos associados. Será servido um brunch, no Café Viriato, das 10h às 13h.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias