Dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apontam que 60% dos imóveis do Brasil estão irregulares, ou seja, sem escritura pública e registro. Essa situação pode trazer muita dor de cabeça para as pessoas que adquiriram o imóvel por meio apenas do contrato particular de compra e venda ou um simples recibo, pois não há nenhuma garantia jurídica no que se refere à conclusão do processo de transferência da propriedade.
Para evitar danos, que podem chegar à perda do imóvel, a especialista em negócios imobiliários do cartório Andrade Lima, Rayssa Véras, detalha o que precisa ser feito para regularizar o bem. Os principais documentos necessários para se regularizar um imóvel são: contrato particular de promessa de compra e venda, escritura pública do imóvel realizada no Tabelionato de Notas, certidão de matrícula atualizada, certidões negativas em nome do vendedor e em relação ao imóvel e certidão de regularização do Habite-se. “É possível que a depender de cada caso, o Cartório de Registro de Imóveis requeira outros documentos, a fim de instruir melhor o processo de registro”, explica Rayssa.
Festival
O Festival Pernambuco Restaurant Week está de volta para sua 20ª edição, que ocorrerá de 05 de outubro a 05 de novembro. O tema será “Sabores da Feira de Caruaru", cujo objetivo é destacar as iguarias e tradições culinárias que são encontradas na famosa feira da cidade.
Patrimônio
Laura Alecrim, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniFBV Wyden está confirmada na 16° Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Nesta manhã, como parte do Seminário "Entre práticas e perspectivas do Patrimônio Sensível", acontecerá uma mesa redonda sobre o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano e a arquiteta irá abordar uma visão geral de como lidar com a conservação e uso deste e de outros espaços da saúde como forma que deixe legado para o futuro. Participam também da mesa redonda Renato Cymbalista, arquiteto e urbanista e Carlos Miranda, doutor em História pela UFPE.
Geopolítica
William Waack é o convidado do Experience Club para o encontro no Recife, nesta sexta. O CEO Lunch acontece no Armazém Blunelle com 200 empresários. Em pauta, a conjuntura do Brasil na nova ordem econômica mundial pela ótica de Waack, principal nome de análise geopolítica do país.
Impacto social
O prefeito João Campos, ao lado do Porto Social, um dos programas da Rede Muda Mundo, hoje, na Casa Zero, o lançamento do edital do CAIS - Programa de mentoria, desenvolvimento, estruturação e aceleração de iniciativas de impacto social. Nesta edição, serão selecionadas 75 projetos da Região Metropolitana do Recife, que serão validados por uma comissão avaliadora. Em suas 7 edições, o programa já qualificou 350 iniciativas no Recife.
Vinho
Alex Gomes e César Santos inauguraram, no The Garden, em Piedade, a MAR Vino, especializada em vinhos, espumantes e champagnes. Além das bebidas, a ideia dos empreendedores é unir boa degustação, conversas e música, organizando, toda sexta, um encontro no espaço com música ao vivo.
Comitê
Rogério Morais, diretor do Instituto PIPA, é um dos palestrantes em destaque no encontro do Comitê Estratégico de ESG, cujo tema é "Construindo o Futuro: Desenvolvimento Infantil e a Promoção de uma Sociedade Sustentável." O evento será realizado em comemoração ao Dia da Infância, no dia 24 de agosto, em Boa Viagem.