Novos ares movimentam a Usina de Arte
Leia a coluna social deste sábado no seu Jornal do Commercio
Ampliando o acervo de obras de grandes artistas internacionais na Usina de Arte, Bruna e Ricardinho Pessoa de Queiroz recebem, neste final de semana, o artista visual Alfredo Jaar, chileno e radicado em Nova York, para inaugurar a instalação “ Claro-Escuro”. Um letreiro neon com frase do filósofo Antonio Gramsci que diz: “O velho mundo está morrendo, o novo tarda a nascer. Nesse claro-escuro, surgem os monstros”. Após circular por diversos espaços de arte, a obra estabelece moradia fixa na Usina de Arte, instalada ao ar livre na fachada do prédio que restou da destilaria da Usina, em uma franca conversa sobre passado e futuro.
Maracatu
Em sua segunda coleção, Juliana Santos homenageia Maria Júlia do Nascimento, a famosa Dona Santa, como era chamada a rainha e matriarca dos maracatus do Recife. Combinando tradição e moda contemporânea, a coleção traz peças únicas que celebram a cultura e a história dessa importante expressão cultural brasileira.
Maracatu 2
A matriarca Dona Santa é conhecida por sua dedicação e presença majestosa ao Maracatu Nação Elefante. A rainha serviu como fonte de inspiração para a coleção, que busca transmitir sua força, elegância e paixão por meio de cada detalhe. As peças foram cuidadosamente projetadas para capturar a essência desse universo cultural, incorporando elementos estéticos marcantes e simbólicos.
Maracatu 3
As cores vivas, os padrões de estampas com bordados e os cortes contemporâneos são características distintivas, assim como os detalhes com rendas e macramé. Estampas autorais foram desenvolvidas para o tema e pela primeira vez a marca traz cetim para as suas peças, representando o brilho do movimento do maracatu, além dos tecidos naturais já presentes em seu DNA, como o linho e a tricoline.
Previdência
João Varella vai revelar, em sua palestra de encerramento do 2º Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, hoje: já se sabe deve a próxima edição do maior evento da área do Brasil. Será em agosto de 2024, mais uma vez, no Recife.
Teatro
Roberto Costa apresenta o seu novo espetáculo: "A Cigarra e a formiga", em formato musical cantado e tocado ao vivo, no Teatro Luiz Mendonça, hoje, às 16h30.
Cangaço
O pesquisador do cangaço e ex-presidente da Fundação Cabras de Lampião de Serra Talhada, Anildomá Willans, foi nomeado, pela ministra da Cultura, Margareth de Menezes, para assumir o cargo de Coordenador do Escritório Estadual de Pernambuco, dentro da Diretoria de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura.
Aniversariantes
Maria Teresa Martins, Kilder Menezes, Mariza Carvalheira, Ricardo Leal, Fabiana Texeira, Gabriela Salazar, Satyro Gil, Carol Boxwell e Roseane da Fonte.