Mais da metade dos brasileiros sofrem com problema do sono
Leia a coluna social desta quarta do seu Jornal do Commercio
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz revelou que cerca de 72% dos brasileiros sofrem com algum tipo de doença relacionada ao sono, sendo a insônia uma das mais comuns. O problema, que pode causar diversas consequências para a saúde, é caracterizado pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo de forma contínua durante a noite.
Análise
"Precisamos entender que o sono em quantidade e qualidade é uma necessidade fisiológica do organismo, com um papel fundamental em diversas funções", explica o neurologista especialista em medicina do sono, Igor Figueiredo. De acordo com o médico, o descanso adequado auxilia na produção de alguns hormônios, como o Hormônio do Crescimento, que só acontece durante o sono. Além disso, funções cognitivas como a memória e a capacidade de regular as emoções também dependem do momento de repouso para serem devidamente realizadas.
Presença
A titular da coluna Enem e Educação, Mirella Araújo, e a titular da coluna Saúde e Bem-Estar, Cinthya Leite, participam da Jornada Bett Nordeste, que será realizada no Centro de Convenções, em Olinda, hoje e amanhã. As repórteres do JC foram convidadas para mediar as rodas de conversas que vão debater assuntos como liderança transformadora, inovação pedagógica, saúde mental e bem-estar na educação, entre outros.
Clima
Um novo relatório publicado nesta semana em Nova York colocou o Twitter, recentemente rebatizado para X, como a com rede social com as piores práticas para combater a proliferação de desinformação climática entre as cinco pesquisadas: Meta (Facebook e Instagram), Pinterest, YouTube, TikTok e Twitter/X.
Clima 2
Intitulado Climate of Misinformation, o documento classificou a plataformade Elon Musk como a pior dentre cinco gigantes do setor — apontadas como “cúmplices” na disseminação de negação da crise climática.
Transplante
Considerado o maior centro de transplantes do Norte e Nordeste, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira ultrapassou a marca dos 5 mil transplantes esse mês, marcado pela campanha Setembro Verde, mobilização que anualmente sensibiliza a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Cultura
Pernambuco recebeu 12.779 projetos culturais inscritos nos editais da Lei Paulo Gustavo. De acordo com Cacau de Paula, secretária de Cultura do Estado, esse é o maior investimento em cultura que já existiu no Brasil.
Brodagem
Amigos há mais de uma década, os chefs Pedro Godoy (Arvo/VOAR), Simpson dos Santos (Tetsu) e Yuri Machado (Cajá) se reúnem no Restaurante Arvo, hoje, às 19h, para elaboração de jantar, que será servido em sete etapas.
Aniversariantes
Sheila Borges, Tibério Azul, Andrea Negreiros, Silvia Helena Lemos, Bruno de Paiva, Roberto Queiroz Galvão, Fátima Dias, Eduardo Zonari, Flávio Coelho, Elyanna Varejão, Camila Guimarães, Cristina Carvalho, Maria Salete de Oliveira, Mirella Santini e Damião Damasceno.