Pandemia tornou mulheres mais ambiciosas, mostra estudo
Leia a coluna social deste sábado no seu Jornal do Commercio
A Women in the Workplace, pesquisa anual da Lean In, mostrou que as mulheres estão mais ambiciosas agora do que antes da pandemia e que, agora, rivalizam mais com os homens. Entretanto, ainda enfrentam obstáculos significativos para subirem na carreira, como microagressões e menos promoções no início de suas trajetórias profissionais.
O relatório foi feito com mais de de 27 mil entrevistas com profissionais de 270 empresas. Do grupo feminino, 81% delas relataram o desejo de serem promovidas este ano, o que representa um aumento em relação a 2019, quando apenas 70% disseram o mesmo.
Híbrido
Os modelos de trabalho híbrido e remoto, adotados após a pandemia, ajudaram nas melhores condições de trabalho e, consequentemente, mais ambição. Uma em cada cinco afirmou que a flexibilidade é fundamental para evitar que reduzissem a jornada de trabalho ou abandonassem o emprego. Sem esse benefício, 57% das mulheres com filhos afirmam que teriam que reduzir a jornada ou pedir demissão.
Pressão estética
Mais da metade das entrevistadas também aponta a redução da pressão com a aparência como um benefício do trabalho remoto. O veículo norte-americano Today descobriu que as mulheres gastam aproximadamente 55 minutos todos os dias se arrumando, dessa forma, ter uma hora a mais para se concentrar no trabalho em vez de se preocupar com a aparência é vantajoso para a carreira.
Microagressões
O levantamento também mostrou que as mulheres enfrentam mais microagressões no trabalho do que os homens. O ato se refere a comentários ou ações que insultam de forma sutil. Inclusive, as microagressões podem, em casos mais sérios, impactar a produtividade no trabalho. “As mulheres que sofrem microagressões têm muito menos chance de se sentirem psicologicamente seguras no contexto profissional, o que torna mais difícil assumir riscos, propor novas ideias ou levantar preocupações”, dizem os pesquisadores.
Cidadã
A cantora e compositora pernambucana Gerlane Lops agora é oficialmente cidadã do Recife. Natural de Olinda, a artista recebeu o Título em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereadora Aline Mariano (PP).
Sambasá
Roberta Sá lança no Teatro Guararapes seu novo álbum, Sambasá, dia 1ª de dezembro, véspera do Dia do Samba. Ela irá apostar em um sucessos de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Martinho da Vila, além das canções de seu repertório.
Feira
Acontece neste final de semana, no Parque Santana, das 10h às 19h, a Feira Bon Bini, plataforma para empreendedores criativos e marcas locais desde 2017. A programação é diversificada e reúne mais de 40 estandes com marcas locais relacionadas à moda, arte, design e gastronomia.
Tatuadores
Os tatuadores nordestinos vão mostrar seus talentos durante a maior convenção de tatuagem do mundo, a Tattoo Week, em São Paulo, no Expo Center Norte, durante todo final de semana. Estarão no estande da Art Tattoo Expo.