SOCIEDADE

Capitais precisam correr para bater metas da ODS

Leia a coluna social deste sábado no seu Jornal do Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/12/2023 às 0:00
Notícia
X

Se o Brasil quiser cumprir as 17 metas globais das Nações Unidas para 2030, os chamados ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), terá que correr contra o tempo em cidades como a capital pernambucana para avançar em questões sobre igualdade de gênero e preservação do meio ambiente. A conclusão é da pesquisa "Percepção sobre sustentabilidade nas 10 capitais brasileiras”, realizada no Recife e outras nove capitais brasileiras pela Agenda Pública.

Arquivo Pessoal
Showroon: A arquiteta Nadjânia Gomes, a empresária Dirlene Dallagnol e Arthur Potenza, em evento da Cinex Recife. - Arquivo Pessoal

Igualdade de gênero

A ideia da pesquisa é medir a percepção dos entrevistados sobre as metas dos ODS nas dez capitais. No Recife, 19% dos entrevistados discordam da frase "A prefeitura da minha cidade está promovendo a igualdade de gênero e a inclusão social". Enquanto 28% concordam com essa afirmação.

JEFFERSON SOUZA
Gabriel Bacelar Neto, Juliana Bacelar, Durval Bacelar, Luciana Bacelar, Daniela Bacelar e Lauro de Castro, na noite do Prêmio ADEMI-PE 2023. - JEFFERSON SOUZA

Meio ambiente

Ainda em meio à discussão sobre impactos ambientais, 36% discordam e 21% concordam com a frase "A prefeitura do meu município protege o meio ambiente e promove ações de combate às mudanças climáticas". Uma fatia de 38% não concorda, nem discorda.

Tempo

“A menos de sete anos de atingir o prazo limite para cumprir os 17 ODS, o poder público municipal precisará criar estratégias para acelerar e potencializar iniciativas, priorizando áreas que possam ter maior impacto no desenvolvimento”, afirma Sergio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública.

Arquivo Pessoal
Otaviano Maroja - Presidente da Convention Bureau de Porto de Galinhas (esquerda), Igor Tavares – CEO da Agência "Seu Orlando Travel" (Centro) e Eduardo Tiburtius - Presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (direita), no Visit Pernambuco, em Porto de Galinhas - Arquivo Pessoal

Outros resultados

Os moradores do Recife também avaliaram a frase "a prefeitura do meu município trabalha para reduzir a pobreza e a desigualdade", e 14% dos entrevistados concordaram com o enunciado enquanto os que discordaram foram 46%; outros 36% não concordaram, nem discordaram.

Premiação

O projeto de formação de mão de obra, o MD Social, foi premiado no GRI Awards. A iniciativa, realizada pela Moura Dubeux com o Instituto Engenheiro Joaquim Correia, começou em abril e já formou 150 pessoas em sete turmas.

Concerto de Natal

O Instituto Ricardo Brennand, em parceria com o Aria Social, vai movimentar duas apresentações do belo Concerto de Natal, dia 17, no centro cultural da Várzea, às 16h e às 18h30. São 28 músicos e repertório composto de clássicos natalinos. O espetáculo tem belíssimo projeto cenográfico de Roberta Borsoi e Fabiana Wanderley.

Doação de sangue

O Shopping Guararapes e o Hemope se unem em campanha para estimular a doação de sangue. A ação, que ocorre nos dias 15 e 16, visa reforçar os estoques de sangue do hemocentro.

Poeta

O jurista e acadêmico José Paulo Cavalcanti comanda sessão ordinária no YouTube da Academia Pernambucana de Letras, sobre Bartolomeu Fragoso, o primeiro poeta do Brasil. Será no dia 11, às 15h.


Tags

Autor