Publicado em 13/09/2019 às 19:56
| Atualizado em 14/09/2019 às 10:30
Leitura:
Tiago Silva. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
Espetáculo de surfe é o que estão proporcionando os melhores surfistas pernambucanos com manobras modernas na praia de Zé Pequeno em Olinda no Festival Olindense de Surfe, quinta etapa do circuito pernambucano 2019.
A nata da atual geração profissional disputaram as fases preliminares hoje, 13/9 , e para quem pensa que as fracas e pequenas ondas do Zé pequeno não foram suficientes para os aéreos reverses, digo que estavam totalmente enganados.
Ivan Silva. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
Manobras futuristas estavam presentes em todas as baterias onde estavam os feras: Tiago Silva, atual líder do circuito, Alan Donato, com seu currículo de viagens e competições internacionais pelo QS, Douglas Silva, vencedor da última etapa realizada em Maracaipe, Dayvison Santos e Junior Lagosta.
A melhor onda da primeira fase foi surfada por Douglas Silva, uma direita com três fortes batidas de back side pontuando 8,17 pts, lhe garantindo a primeira vitória que lhe levou a final.
Douglas Silva. Foto: Alexandre Gondim/Blog do surfe
Já os momentos mais espetaculares foram protagonizado pelo "Lobster Show Man", Junior Lagosta pegou uma direita acelerou, passando pelo dique de pedra que separa as duas prainhas onde decolou para um aéreo aterrizando quase em cima de outro surfista que surfava fora da área de competição, com muita desenvoltura, Lagosta conseguiu livrar o acidente e ainda completou a onda, pedindo desculpa e demonstrando humildade de campeão. Tudo filmado por mim e exibido abaixo:
Logo depois, ele surfou uma direita realizando uma batida aérea voltando como se fosse um rolo de Bodyboarding completando a manobra deitado para depois finalizar a onda em alto estilo com um reverse de back side aéreo, saindo vencedor de sua bateria. Manobra devidamente fotografada em sequência e publicada agora:
Na semi final Pro-Am , entre Júnior Lagosta e Douglas Silva faltando menos de três minutos para o término, Lagosta cometeu uma interferência na disputada de onda, ele ficou em pé um pouco depois de Dodô, fato que definiu a posse da onda para seu rival perdendo a segunda melhor nota, sendo eliminado e ficando junto com Ivan Silva em terceiro lugar
Na semi final anterior uma disputas entre os Silvas ,Tiago e Ivan. Por uma diferença de 0,33 décimos, a vitoria foi para o líder do pernambucano Tiago Silva que fez a maior soma nas pontuações de hoje com o score de 15,23. Esta final entre Tiago e Douglas promete ser a grande atração do Domingão de finais.
Deyvison Santos. Foto: Alexandre Gondim/ Blog do Surfe
Juntar todas estas estrelas em um único campeonato não é fato corriqueiro , já que eles viajam muito atras de competições. " O circuito pernambucano é o melhor do país, o único a ter seis etapas e por isso esta atraindo competidores de todo Brasil ", comemora Geraldo Cavalcante, diretor da Federação Pernambucana de Surfe.
O local de Saquarema e ex-integrante do CT , Raoni Monteiro, e um exemplo do que diz Geraldinho e esta correndo além do circuito pernambucano na Master e Senior, as etapas dos brasileiros e nordestinos que acontecem no estado.
Alan Donato. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
O alto astral do único campeonato urbano do circuito pernambucano é observado assim que se chega a praia, o calçadão muito próximo ao pico na maré cheia torna o local uma arena, que vai ferver com o calor e as finais que aconteceram no domingo, 15/9.
Amanhã se desenrolarão as disputas iniciais das categorias: Subs 14,16 e 18, Feminino Open, Longboard, Senior, Master, Kahuna, Universitários Formado, Formandos e Feminino, Surf Adaptado, Stand Up Wave e Kite Surfe.
Zé Pequeno, Olinda. Foto: Alexandre Gondim/ Blog do Surfe
Sábado 14/9, as baterias começam as 13 horas, vamos assistir, prestigiar, torcer, se divertir e acompanhar na segunda-feira aqui no BLOG DO SURFE o que aconteceu de mais importante no evento...
Boas ondas!!!
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.