Ítalo Ferreita da prancha de isopor ao título de campeão mundial de surfe
Publicado em 20/12/2019 às 12:38
| Atualizado em 20/12/2019 às 13:14
Leitura:
O cenário era um moleque hiperativo que passava o dia brincado nas marolas da Baía Formosa no Rio Grande do Norte, servia de tudo para se divertir no mar. A tampa da caixa de isopor foi sua primeira prancha improvisada e o sonho de ser campeão de surfe começou a ser fomentado em sua cabeça.
Ítalo Ferreira seguiu competindo dos pequenos campeonatos locais à mega eventos nos principais palcos do mundo para ontem, 19/12, sagrar-se com méritos, em Pipeline, Havaí, o primeiro campeão mundial de surfe, vindo do nordeste: a região mais pobre de um país do terceiro mundo que era menosprezado pelas grandes potências do surfe, leia-se Australia, Estados Unidos e Havaí, que no "planeta surfe" é um pais a parte.
O mundo descobriu que no Brasil tem ondas grandes, tem entre seus surfistas um estilo de vida voltado ao esportes, tem excelentes competidores em todos os tamanhos e tipos de ondas e agora temos TRÊS campeões mundiais: Os paulistas Adriano de Souza, Gabriel Medina e o espetacular ÍTALO FERREIRA.
Italo Ferreira. Foto: Ed Sloane/WSL
O choro incontrolável ao ser carregado até o pódio pelos seus amigos, entre eles, havaianos respeitados que reverenciavam sua conquista, era justificado pela energia que ele colocou durante todo o ano de 2019 para esse dia 19 de dezembro.
Encontrei ele no começo do ano em Fernando de Noronha para o Hang Loose Pro Contest, era visível a transformação que ele sofre quando se prepara para a bateria, concentração, energia canalizada, autoconfiança, velocidade máxima, aéreos incríveis e coragem para tubos insanos. Em Pipeline sua performance foi comparada a do australiano ícone do surfe mundial Tom Carol considera a melhor de todos os tempos em um Pipe Masters.Italo Ferreira. Foto: Tony Heff/WSL
Hoje ao acordar Ítalo teve ao seu lado a taça mais cobiçadas entre todas, seu presente de Natal. Que não foi pedido a ninguém, foi tomado na raça, agarrado com unhas e dentes, "guerreada" em batalhas memoráveis em picos diferentes ao redor do planeta, e ao se olhar no espelho, sozinho, porque o surfe mesmo quando em espetáculos e feito para si, para sua alma, poderá dizer: EU CONSEGUI !!!!!!!!
ÍTALO FERREIRA VOCÊ NOS REPRESENTA !
Veja a final do Billabong Pipe Masters 2019
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.