Isolamento voluntário não é férias

Alexandre Gondim
Alexandre Gondim
Publicado em 20/03/2020 às 14:10
Notícia
JAMES THISTED/MORMAII
Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, Laguna - FOTO: JAMES THISTED/MORMAII
Leitura:

Isolamento voluntário não é férias. Levanto esta questão para alertar a comunidade do surfe a não irem as praias onde tem a prática do surfe neste momento de contágio pelo Coronavírus.

Exemplifico com o que esta acontecendo na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina, que passa por um "caos público" como denuncia a Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta - ASTFSM.

Para lhe situar, a vila fica no entorno de um farol localizado em Laguna, no estado de Santa Catarina. Lá, a comunidade originada de uma vila de pescadores é pequena, distante dos centros urbanos, com pouquíssima população residente, com infraestrutura precária, onde não há hospitais próximos, o posto de saúde só funciona em alguns momentos, não há policiamento 24hs, a balsa para o centro de Laguna está paralisada e a porcentagem de idosos na população local é bem alta.

Mesmo com esse perfil a região é um dos melhores destinos turísticos de Santa Catarina e do Brasil, com diversas praias boas para o surfe.

Aproveitando as paralisações das atividades por causa do COVID-19, houve um aumento da procura de hospedagens por surfistas que podem trazer consigo o vírus.

Os turistas, geralmente, saem de uma cidade com infraestrutura melhor, para uma zona precária, comprometendo assim a saúde de uma comunidade carente dos equipamentos de infraestrutura urbana.

Observem que ao surfar é removido secreções das vias respiratórias , acontece exposição a poluição e em picos de ondas que quebram em apenas um lugar, os chamados "point break", como nos fundos de pedra, coral, slabs, todos os surfistas ficam muito perto um dos outros, aumentando o perigo de contágio.

Levando em conta todas essas cosiderações a ASTFSM pede para que os surfistas que não são locais não irem fazer turismo na região; Que os proprietários de casas, pousadas ou qualquer outro meio de locação não aluguem seus imóveis para os turistas; Que a Prefeitura Municipal de Laguna e a Polícia Militar fiquem atenta a esta situação e tomem medidas preventivas contra esta problemática, como fiscalização, planejamento e ação.

A Associação local que é reconhecida por atuar contra o localismo hostil diante dos turistas que trazem o desenvolvimento socioeconômico para a comunidade, esta solicitando aos locais que abordem educada e pacificamente as pessoas sensibilizando e conscientizando-as que cumpram a quarentena em casa e não exponha a comunidade à riscos.

Vamos ficar atento e cuidando um dos outros ! Aloha !

JAMES THISTED/MORMAII
Fábio Gouveia na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, Laguna - FOTO:JAMES THISTED/MORMAII
SECOM/SC
Farol de santa Marta - FOTO:SECOM/SC

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias