Olimpíadas adiada

Alexandre Gondim
Cadastrado por
Alexandre Gondim
Publicado em 24/03/2020 às 16:39 | Atualizado em 24/03/2020 às 17:06
AFP
Possibilidade de presença do público nas Olimpíadas vai impactar as companhias aéreas e o setor de turismo - FOTO: AFP

O sonho de ver o surfe participando de sua primeira Olimpíadas foi adiado.

Na manhã de hoje, 24/3, O primeiro-ministro do Japão, Sinzo Abe finalmente oficializou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio que iriam acontecer entre os dias 24 de julho a 9 de agosto.

A decisão veio após muita pressão sofrida pelo Comitê Olímpico Internacional - COI, por parte de varias federações, países e atletas que temem os efeitos da pandemia do coronavírus e sua consequência diretas nas Olimpíadas que além de produzir aglomerações, de equipes e públicos, prejudica a preparação física e técnica dos atletas que estão confinados espalhados pelo mundo seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde - OMS.

A decisão foi tomada, após a revelação da que vários países não enviariam suas equipes para o Japão. A data prevista para a realização é 24 de julho de 2021, mas não esta confirmada pelo presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Em coletiva de imprensa afirmou Shinzo Abe aos jornalistas: "O Japão, como país anfitrião, diante das circunstâncias atuais, propôs que o COI estude se pode adiar por um ano os Jogos Olímpicos para que os atletas possam ter as melhores condições. Bach me respondeu que está de acordo em 100%. Assim chegamos ao acordo de realizar os Jogos Olímpicos em Tóquio até o verão de 2021".

Após esta declaração o COI divulgou em seu site oficial explicando que a decisão foi tomada após a pandemia pelo novo coronavírus ter acelerado em boa parte do mundo nos últimos dias e com isso, a saúde dos atletas e de todos os envolvidos na Olimpíada poderiam estar em risco com a realização dos Jogos ainda em 2020.

O atual campeão mundial do championship tour, o potiguar Ítalo Ferreira falou por sua rede social: "Feliz ou infelizmente não vai acontecer as Olimpíadas. Não estamos podendo treinar. É difícil ficar em casa, mas é para o bem de todos. É hora de rever o que estamos fazendo em nossas vidas, ajoelhar e pedir perdão, rever nossos atos. Espero que todos fiquem bem, não gastem energias com notícias negativas e falsas, cuidem das suas família e que deus nos abençoe"

Esta é a primeira vez, na era moderna dos Jogos Olímpicos, que uma edição será adiada.

Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, três edições não aconteceram. Em 1944, a Olimpíada deveria ter sido em Londres, na Inglaterra, mas foi realizada apenas quatro anos depois.

Vamos nos cuidar! Até a próxima!

Alexandre Gondim/JC Imagem
Ítalo Ferreira no dia da final do Oi Hang Loose Pro Contest 2019, campeonato mundial valido pelo QS da WSL na praia da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha - FOTO:Alexandre Gondim/JC Imagem
Reprodução/Instagram
Ítalo Ferreira fala em seu Instagram sobre o adiamento das Olimpíadas - FOTO:Reprodução/Instagram
 Handout/AFP
PRESIDENTE Thomas Bach garante que todas as medidas de combate à covid-19 foram tomadas nas Olimíadas - FOTO: Handout/AFP

Comentários

Últimas notícias