Desorientação por espuma marinha leva à morte de surfista

Alexandre Gondim
Cadastrado por
Alexandre Gondim
Publicado em 15/05/2020 às 12:24 | Atualizado em 15/05/2020 às 12:39
AFP
Serviços de emergência na praia de Scheveningen,na Holanda. - FOTO: AFP

5 surfistas morreram durante uma ressaca do mar na Holanda com grandes ondas e grossa camada de espuma marinha.

Autoridades holandesas foram ontem, 14/5, a praia de Scheveningen, na cidade de Haia, para dar prosseguimento ao inquérito que apura a morte de cinco surfistas que teriam ficados desorientados quando foram surpreendidos por uma tempestade tornando o mar “storm”, revolto, provocando um espumas densa que pode ter desorientado as vítimas.

Os surfistas dividiam o “line up” no fim de tarde da última segunda-feira, 11/5, em Scheveningen, quando a espuma, formada a partir de quando a água do mar com alta concentração de material orgânico resultante da proliferação de algas é agitada pelo vento e as ondas grandes, como se fosse um gigante “liquidificador”. Testemunhas contaram que as espumas tinham cerca de 2m de altura

Segundo Edwin Granneman da guarda costeira, as buscas foram feitas com um helicóptero, que “varreu” a superfície espumada do mar e resgatou cinco vítimas sendo duas mortas. No dia seguinte, 12/5, a procura foi retomada com quatro botes salva-vidas e vários voluntários quando mais dois corpos foram encontrados. Já na quarta-feira, 13/5, a última vítima fatal foi retirada do mar. Houve apenas um sobrevivente.

Os nomes das vítimas não foram divulgados, apenas informaram que são todos homens e de acordo com os salva-vidas locais, dois eram instrutores e salva-vidas de escolas de surfe. O que torna as mortes ainda mais estranha por se tratar de surfistas preparados e que conheciam bem o pico.

A investigação esta sendo feita pelo instituto holandês de pesquisa marítima (NIOZ) que procura saber a influência da camada de espuma do mar na morte deles.

VAN DER WAL/ANP/AFP
Serviços de emergência na praia de Scheveningen,na Holanda. - FOTO:VAN DER WAL/ANP/AFP
VAN DER WAL/ANP/AFP
Serviços de emergência na praia de Scheveningen,na Holanda. - FOTO:VAN DER WAL/ANP/AFP

Comentários

Últimas notícias