Noronha libera praias, e especialista alerta sobre presença de tubarões

Quem quiser ir ao mar deverá faze-lo entre as 8 e 16 horas além de seguir medidas importantes para prevenção da doença

Alexandre Gondim
Alexandre Gondim
Publicado em 25/05/2020 às 12:36
Notícia
ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Olavo Aguiar surfando a famosa onda na lage da praia da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Leitura:

A partir de hoje, 25/5, o surfe e a natação estão liberadas nas praias de Fernando de Noronha. A Administração do Arquipélago permitiu as atividades individuais físicas e náuticas e a prática de esportes com até quatro pessoas, desde que não haja contato físico.

Após o adotar com sucesso e competência o regime de quarentena, chegando a zerar o número de casos do Covid-19 em Noronha a Administração flexibilizou a saída das pessoas na rua e os moradores já podem ir à praias a partir desta segunda-feira. Porém tem horário e normas para frequentar à praia.

Quem quiser ir ao mar deverá faze-lo entre as 8 e 16 horas além de seguir medidas importantes para prevenção da doença. As medidas estão nas redes sociais oficiais da Administração da Ilha.

Desde o dia 08 de maio as praias estavam fechadas e o retorno a elas, pós-quarentena, também implica em um maior cuidado dos frequentadores, principalmente com a aproximação de tubarões. O engenheiro de pesca e pesquisador Léo Veras,do Museu do Tubarão, alerta que é preciso redobrar as atenções para evitar o contato com os animais. "Percebemos que o não uso das praias encorajou a frequência de grandes tubarões nas regiões mais rasas. Desta maneira, as pessoas devem tomar alguns cuidados básicos de segurança e convivência. Por isso, não persiga, não tente toca e nem alimentar os tubarões. Se visualizar um animal maior do que você, saia da água".

O administrador da Ilha de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, falou sobre a liberação das praias: "Num trabalho em conjunto com toda a sociedade noronhense, conseguimos zerar os casos. E isso foi uma grande vitória. Agora, estamos liberando as praias para os moradores e contamos com o apoio de todos nas medidas de prevenção para, aos poucos, voltarmos à nossa normalidade”.

 

 

ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Arquipélago de Fernando de Noronha - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Douglas Silva entubando profundo na Cacimba do Padre durante o último Hang Loose Pro Contest - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Wiggolly Dantas em uma "big" na Cacimba do Padre em Fernando de Noronha no Hang Loose Pro Contest 2020 - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE
Jadson André em um corajoso "floter" em uma direita da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/BLOG DO SURFE

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias