Conheça os 10 maiores surfistas brasileiros da história

Alexandre Gondim
Cadastrado por
Alexandre Gondim
Publicado em 01/06/2020 às 20:21 | Atualizado em 01/06/2020 às 20:46
ALEXANDRE GONDIM/@blogdosurfe
Gabriel Medina - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/@blogdosurfe

Um time “crowdeado” de especialistas em surfe da imprensa brasileira foi escalado pelo editor assistente do jornal O Globo Renato Alexandrino, para escolher os 10 mais importantes surfistas da história do Brasil. Fui convidado e entre eles, preparei minha lista que somada a outras 29, listaram 39 nomes de onde saíram os dez selecionados em ordem decrescente de importância.

Entre os nomes estão três nordestinos, cada um com seu local garantido na maioria das listas. São os campeões mundiais Carlos Burle, Ítalo Ferreira e Fábio Gouveia. Fabinho foi escolhido em segundo lugar mostrando que a força de suas conquistas continuam fresquinhas na memória dos especialistas que votaram. Entre elas estão: a primeira vitória de um brasileiro no Havaí, o campeonato mundial amador em Porto Rico e o quinto lugar no CT de 1992, que abriram o caminho para a geração vitoriosa de Medina e Cia.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Filipe Toledo esta em nono lugar entre os melhores do Brasil. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Os surfistas paulistas foram a maioria entre os eleitos: Filipe Toledo, Picuruta Salazar, Adriano de Souza e Gabriel Medina foram listados e ficou com o bicampeão mundial da WSL , Medina, o título de maior surfista da história brasileira.

 O Rio de Janeiro apareceu com Rico de Souza e Pepê Lopes salientando a importância dos surfistas cariocas desbravando o surfe competitivo nos primórdios do esporte com relevância ate os dias de hoje. Rico, o embaixador do surfe brasileiro, e Pepê, o primeiro brasileiro a vencer um campeonato mundial, o Waimea 5000, que se tornou um ícone da juventude brasileira e transcendeu o mundo do surfe. E por fim Flávio “Teco” Padaratz representando o estado mais surfe do país, Santa Catarina, que junto a Fabinho foram responsável por mostrar aos Brazucas que com qualidade e profissionalismo poderíamos ser campeões mundiais.

Feitas as devidas apresentações, apresento a lista dos 10 melhores surfistas do Brasil:

1. Gabriel Medina
2. Fábio Gouveia
3. Adriano de Souza
4. Ítalo Ferreira
5. Carlos Burle
6. Picuruta Salazar
7. Flávio Padaratz
8. Rico de Souza
9. Filipe Toledo
10.Pepê Lopes

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Ítalo Ferreira em sua curta carreira já garantiu seu lugar na história mundial e nacional com o título mundial da WSL - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Sobre a apuração da lista o “pai da matéria”, Renato Alexandrino falou: “Achei legal que 39 surfistas foram votados, um universo amplo, não se restringindo só à geração atual da chamada "brazilian storm". Muita água rolou para o surfe ter atualmente o respeito que tem no Brasil, e nossos surfistas serem respeitados e considerados os melhores do mundo”. E completa: “A ideia da lista surgiu como uma sequência de um trabalho que começou com o futebol. Convidamos jornalistas para elegerem os 30 maiores ídolos de cada um dos grandes clubes do Rio. Resolvi estender a série para o surfe, e aí está o resultado!”

O vice-campeão Fabinho Gouveia ficou honrado com a escolha e disse quando lhe mostrei a matéria: “Grata surpresa por figurar aí nas cabeças desta lista. Tenho consciência do papel que nossa geração exerceu na guinada para esse momento “braziliam storm” e fico muito feliz por isso.”Festejou o paraibano.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Fabio Gouveia já deixou as competições profissionais e continua a figurar entre os melhores. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Lá do Havaí, onde passa a quarentena do novo Coronavírus, o pernambucano bicampeão mundial de ondas gigantes, Carlos Burle comentou: Estou muito honrado em estar no meio de pessoas que admiro muito e são meus ídolos. Deixar um legado de profissionalismo dentro e fora do esporte para mim é muito importante. Foi isso que busquei desde que sai de Recife: Em melhorar a imagem e ser uma referencia positiva dentro do esporte, ajudar o esporte a crescer, a chegar em uma olimpíada e ser respeitado no mundo. Tudo isso me deixa muito feliz”.

Agora você pode dar sua opinião. faça a sua lista e publique na sua rede social com a hashtag #melhoressurfistasbraileiros . Para lhe incentivar segue abaixo a minha seleção:

1 - Pepê Lopez
2 - Ricardo Bocão
3 - Taíu
4 - Carlos Burle
5 - Fábio Gouveia
6 - Picuruta Salazar
7 - Rico de Souza
8 - Adriano de Souza
9 - Gabriel Medina
10-Ítalo Ferreira.

Agora é a sua vez. Aloha e saúde !

ALEXANDRE GONDIM/@blogdosurfe
Ítalo Ferreira em sua curta carreira já garantiu seu lugar na história mundial e nacional com o título mundial da WSL - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/@blogdosurfe
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Fabio Gouveia já deixou as competições profissionais e continua a figurar entre os melhores. - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Filipe Toledo esta em nono lugar entre os melhores do Brasil. - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias