Hang Loose Surf Attack apresenta a nova geração do surfe brasileiro

Alexandre Gondim
Cadastrado por
Alexandre Gondim
Publicado em 20/11/2020 às 1:32
DANIEL SMORIGO
Sophia Medina - FOTO: DANIEL SMORIGO

Nesta última terça-feira, 17/11, três campeões foram definidos no Hang Loose Surf Attack na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, São Paulo. Murilo Coura, de São Sebastião, garantiu seu título na categoria iniciante (sub14) e barrou o favorito Ryan Kainalo, de Ubatuba, numa final acirrada e emocionante.

DANIEL SMORIGO
Anuar Chiah - DANIEL SMORIGO

Na estreante (sub12) o paranaense Anuar Chiah foi o melhor, pela terceira vez nesta competição e o ubatubense Kailani Rennó, segundo colocado na disputa, foi declarado o campeão do circuito paulista.
O tradicional campeonato de base já tinha definido os títulos de Sophia Medina como bicampeã feminina e Vini Palma na petit (sub10).
Nas finais, Anuar com um back side afiado seguiu competindo muito bem. Ele já tinha a maior nota do evento, feita no primeiro dia de competições, na segunda-feira, 16/11, um 9,25. Ele enfrentou três ubatubenses e manteve a superioridade, ficando a disputa pelo segundo lugar e pelo título estadual, entre Kailani Rennó e Eduardo Mulford.

DANIEL SMORIGO
Eduardo Mulford - DANIEL SMORIGO

Kailani levou a melhor para ser campeão paulista pela terceira vez. “Estou muito feliz de ter vencido aqui, gosto muito dessa praia. O Hang Loose é um campeonato muito bom e é importante para ter visibilidade. São 11 horas de viagem, mas sempre venho”, disse Anuar, que é de Matinhos, já faturou duas vezes a petit e também comemorou a volta das competições e por rever os amigos. “Ficar sem poder viajar foi muito ruim, mas o Paulista voltou e foi muito legal”.

DANIEL SMORIGO
Kailane Renno - DANIEL SMORIGO

Kailani também vibrou com o resultado, em ser o melhor do Estado mais uma vez, duas na petit e agora na estreante. “Só tenho a agradecer. Peguei várias ondas boas no campeonato. Na final consegui achar umas ondas boas”, falou o atleta, que quer se especializar em tubos e, para isso, vem treinando muito, sobretudo na Praia do Félix. “Estou aprendendo e quero ser o maior tube rider que já existiu”, afirmou o surfista, que tem como grande incentivador o experiente big rider Zecão, seu pai.

DANIEL SMORIGO
Murilo Coura - DANIEL SMORIGO

Na final da iniciante, mais uma vez a disputa entre Murilo e Ryan. Os dois já se enfrentaram várias. No ano passado o surfista de Ubatuba levou na sub14 e na sub16 e tentava agora garantir o seu terceiro bicampeonato, os outros foram na petit e na estreante. Já Murilo sagrou-se campeão na sub12 em 2019.
Desta vez, os dois se alternaram na frente, mas o novo campeão teve as duas melhores notas, um 7,00 e fechou com um 7,10, com um aéreo, virando na última onda. “A bateria foi muito emocionante. O Ryan é um competidor muito bom e vencer com um aéreo, manobra que estou tentando desde o início da quarentena botar no pé, foi muito legal. Estou muito feliz, fazia tempo que não sentia o gosto da vitória”, comemorou.

DANIEL SMORIGO
Sophia Medina - DANIEL SMORIGO

No primeiro dia de disputas na segunda-feira, 16/11, já teve dois vencedores definidos. Sophia Medina, de São Sebastião, garantiu o bicampeonato paulista feminino sub16, com uma atuação muito forte. Já entre os caçulas da petit, para surfistas dos 10 anos para baixo, o primeiro lugar ficou com Vini Palma, de Praia Grande, também com uma performance acima da média.
O campeonato, realizado num esforço conjunto da Federação Paulista de Surf com a Hang Loose, patrocinadora há 26 anos, reuniu mais de 200 surfistas, inclusive de outros oito estados. De Pernambuco veio o líder do circuito pernambucano nas categorias Sub 14 e 16 Luan Ferreyra.
Atletas, pais, técnicos e comissão técnica estão respeitando os protocolos de segurança, devido à pandemia do Coronavírus. O evento, inclusive, está sendo realizado em dias de semana para evitar aglomerações, na praia.

DANIEL SMORIGO
Vini Palma - DANIEL SMORIGO

A segunda-feira começou com a categoria estreante (sub12) e o paranaense Anuar Chiah mostrou porque é o atual campeão, somando incríveis 18 pontos nas duas melhores ondas. Já na petit, muitos atletas novos surgindo e o melhor, muitas meninas competindo. Carol Bastides, de Guarujá, teve uma das melhores médias da categoria e chegou até as quartas-de-final.
Outro destaque foi Nelson Nagata, que fez a sua estreia em disputas, com apenas 5 anos de idade. Competindo “em casa”, o filho da ex-surfista e hoje organizadora de campeonatos, Natali Paola, e do filmmaker Erick Nagata é sobrinho dos surfistas Wiggolly Dantas (ex-CT), Wesley Dantas (campeão mundial júnior) e Suelen Naraísa (bicampeã brasileira profissional), que acompanharam de perto a jovem promessa.

DANIEL SMORIGO
Calebe Simões - DANIEL SMORIGO

Na final, Vini, com um surfe de borda, abriu com um 7,5, repetiu a nota e depois ampliou a vantagem com um 7,65, para garantir sua primeira vitória no Hang Loose Surf Attack e seu primeiro título importante. Calebe Simões, de Ubatuba, foi o segundo, com o paraibano Arthur Vilar em terceiro e o catarinense Michel Demétrio em quarto.“Estou muito feliz e esse título é para o meu pai, que faz aniversário. Eu sempre falava que um dia queria ser campeão paulista e consegui. Sempre treinava pensando isso, com foco”, vibrou o surfista de nove anos, fã dos campeões mundiais, o australiano Mick Fanning e os brasileiros Italo Ferreira e Gabriel Medina.

DANIEL SMORIGO
Sophia Medina - DANIEL SMORIGO

Entre as meninas, Sophia veio de uma grande apresentação na etapa do CBSurf Pro Tour, também em Ubatuba, fazendo final entre as profissionais, mesmo com apenas 15 anos de idade. Mostrou sua superioridade desde a bateria de estreia, com a maior média, 15,15 pontos.
Na decisão, garantiu a vitória com suas duas primeiras ondas, um 6,25 e um 7,25, “abusando” dossnaps,para garantir o bicampeonato (também foi campeã da estreia da categoria em 2018). Sua companheira de treino, xará e campeã do ano passado, Sophia Gonçalves, ficou em segundo, com Kemily Sampaio, mais uma promessa de Praia Grande, em terceiro, e a catarinense Kiany Hyakutake em quarto lugar.

DANIEL SMORIGO
Kiany Hyakutake - DANIEL SMORIGO

“Estou muito feliz, venho treinando bastante. Esse foi um ano difícil, sem muitas competições, mas continuei minha preparação e deu certo agora nas competições do final do ano. Agora é foco para o próximo”, falou Sophia, que na quinta-feira, na mesma praia, defende a liderança do CBSurf Júnior Tour na sub16, tentando o bicampeonato brasileiro da categoria.

DANIEL SMORIGO
Vini Palma - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Sophia Medina - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Sophia Medina - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Ryan Kainalo - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Pedro Henrique - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Murilo Coura - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Murilo Coura - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Michel Demétrio - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Lukas Camargo - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Kiany Hyakutake - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Kemily Sampaio - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Kailane Renno - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Eduardo Mulford - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Calebe Simões - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Arthur Vilar - FOTO:DANIEL SMORIGO
DANIEL SMORIGO
Anuar Chiah - FOTO:DANIEL SMORIGO

Comentários

Últimas notícias