Solidariedade entre surfistas emociona em dia comemorativo

No dia do surfista comunidade ajuda campeã cearense com problemas financeiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 21/01/2021 às 18:04 | Atualizado em 21/01/2021 às 18:10
Notícia
X

Hoje é o dia comemorativo ao surfista. Seria uma data festiva para mim não fosse o vídeo que assisti pela manhã feito pela jornalista de Fortaleza Patrícia Calderon onde ela apresenta a surfista Juliana dos Santos @julianasantossoficial , Campeã cearense feminino Open 2020 e oitava colocada no ranking brasileiro profissional da Confederação Brasileira de surf - CBSurf, e apresenta a miserável condição que ela e sua família de seis pessoas vivem na comunidade do Titansinho na capital cearense.

DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA
Patricia com a familia de Juliana - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

O “post” intitulado a “Menina de Ouro do Titansinho mostra Juliana, sua irmã e seus avós dentro de um cubículo de 5 metros quadrados onde vivem. Nele uma cama, uma geladeira e um fogão, onde não há comida suficiente nem local digno para dormirem. Juju, como é conhecida, dorme no chão junto a baratas que aparecem no vídeo saindo da geladeira. Essa cena me chocou e não consegui mais parar de pensar nela.

DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA
Juliana Santos com sua família - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA
Juliana se emociona a grava reportagem com seu avô - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

Procurei saber mais sobre o assunto e em como ajudar de alguma forma. Fiz a primeira atitude que um profissional de comunicação poderia fazer. Comecei a me comunicar com pessoas influentes no surfe de todo o Brasil e para minha alegria em pouco tempo o organizador e diretor da Federação Pernambucana de Surf me ligou dizendo que já tinha conseguindo, através de doadores, uma boa quantia em dinheiro para ajuda-la. Entrei em contato com Patrícia e tive mais uma boa notícia que uma vaquinha online esta sendo feita e muita gente espalhada por todo o Brasil, incluindo não só surfistas amadores e profissionais mas integrantes de toda a sociedade estava contribuindo.
“Estou muito emocionada e grata a Deus pela ajuda de todos, não achei que meu vídeo de desabafo e indignação iria viralizar e que tantas pessoas iriam se indignar e ajudar também. A palavra é gratidão. Muito obrigado a todos” agradeceu a jornalista.

DIVULGAÇÃO/ @JULIANASANTOSSOFICIAL
Juliana Santos - DIVULGAÇÃO/ @JULIANASANTOSSOFICIAL

Meu sentimento de tristeza e indignação deu lugar a esperança em um mundo melhor e mais solidário. Me sinto muito feliz em saber que entre nós existem muitas pessoas do bem. Temos que valorizar e cultivar isso.
Quem quiser ajudar a vaquinha online esta no site Vakinha ( vaka.me/1715680 ).
Caso queiram ver a excelente reportagem que deu partida a essa ação solidária feita pela Patrícia Calderon é só acessar o Instagram dela ( @calderonjornalista )

DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA
Juliana em sua casa no Titanzinho. - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

Mas fica uma reflexão: Em um país como o Brasil tão rico de recursos naturais é inadmissível que famílias ainda passem por tantas dificuldades básicas, não consigam se alimentar e não tenham saneamento básico. Não é explicável que um atleta do nível dela não seja amparada em suas necessecidades pelo governo já que existem projetos de ajuda ao esporte, bolsa atleta e tanto outros mecanismos que poderiam subsidiarem sua carreira. ë uma vergonha que empresas que ganham milhões com o mercado do surfe não ajudem. É desumano.
Parabéns a todos que de alguma forma vão transformar a vida de Juju. E que esse fato sirva de alerta que nesse momento tem muito mais pessoas precisando de anjos como os que ajudaram Juliana. Obrigado por sua indignação Patrícia, você enaltece a profissão de jornalista.

Tags

Autor