Brasileiros são destaque na abertura do Rip Curl Narraben Classic

Gabriel Medina e mais seis brasileiros também passaram suas baterias na Austrália

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 17/04/2021 às 13:49
Notícia
X

Os brasileiros começaram bem no Rip Curl Narrabeen Classic iniciado nesta sexta- feira, 16/04 pelo horário de Brasília em Sidney, na Austrália. O atual campeão mundial Italo Ferreira fez os recordes do dia eFilipe Toledo passou junto com Adriano de Souza com o segundo maior placar da primeira fase.

 

MATT DUNBAR/WSL
Italo Ferreira - MATT DUNBAR/WSL

O bicampeão mundial Gabriel Medina e Jadson André também fizeram uma dobradinha e Deivid Silva, Dora, Peterson Crisanto e Miguel Pupo, foram os outros brasileiros que triunfaram na abertura da terceira etapa do World Surf League Champioship Tour 2021.  Ibelli,   Weston-Webb, terão que disputar a repescagem, que pode começar as 7h00 do domingo na Austrália, 18h00 do sábado, 17/04, no Brasil.

CAIT MIERS/WSL
Yago Dora - CAIT MIERS/WSL

O catarinense Yago  a primeira vitória verde-amarela. Yago Dora teve sorte em pegar uma boa esquerda no início para mandar um belo aéreo em sua primeira onda, que valeu nota 6,83. Com ela, liderou praticamente toda a disputa pelas duas primeiras vagas diretas para a terceira fase. Ele só surfou mais uma e a nota 3,90 foi suficiente para vencer por 10,73 pontos, contra 9,97 do japonês Kanoa  9,60 do australiano Connor O´Leary.

“É a primeira vez que eu venho aqui para Narrabeen e estou adorando”, disse Yago Dora.“De fora, parece que o mar está bom, mas na verdade está bem difícil. As ondas estão fechando rápido e a direção do swell não é a ideal para essa bancada. Acho que tem que ter sorte porque não vem muitas ondas boas nas baterias. Fiquei bem feliz por pegar uma boa logo no início e depois tive que ter calma para controlar a vantagem até terminar a bateria”.

CAIT MIERS/WSL
John John Florence - CAIT MIERS/WSL

No confronto seguinte, o paulista Alex Ribeiro também estava se classificando até os segundos finais, quando o bicampeão mundial John John Florence conseguiu pegar uma onda para mandar um aéreo e lhe tirar a segunda posição na disputa vencida pelo português Frederico Morais. Na terceira bateria, a situação se repetiu para outro campeão mundial,Adriano de Souza, que nos últimos segundos pegou uma direita abrindo a parede para fazer várias manobras. Com a nota 4,40 recebida, superou o australiano Mikey Wrighte confirmou a primeira dobradinha brasileira em Sidney.

Filipe Toledo já tinha começado bem, fazendo o maior placar do dia até ali, 13,34 pontos somando duas notas 6,67 das primeiras ondas que surfou. Começou numa esquerda que acertou um rasgadão e uma batida muito fortes de backside. A outra foi uma direita que mandou uma manobra e um aéreo rodando na junção. Depois parou de entrar ondas na maré já muito cheia em North Narrabeen, mas Mineirinho achou uma no final para se classificar.

“Sem dúvidas, está bem difícil o mar lá fora, com as ondas fechando e bastante backwash ( ondas que vem da praia para o mar)”, disseFilipe Toledo.“Mas, eu entrei bem confiante e consegui pegar umas ondas boas no início. Fiquei feliz em acertar as manobras e fazer aquele aéreo. Minha prancha está incrível e o astral está lá em cima. Eu testei algumas pranchas nos últimos dias, tenho me divertido bastante e é muito bom estar de volta as competições”.

Duas baterias depois, aconteceu outra classificação dupla, com o camisa 10 da seleção brasileira,Gabriel Medina, estreando com vitória na segunda etapa seguida da “perna australiana” do CT 2021. Foi outra bateria fraca de ondas e com notas mais baixas. O potiguar Jadson André abriu com nota 3,00,Medina com 3,90 e o australiano Dylan Moffat largou na frente com 4,50. Medina logo assumiu a ponta com nota 5,60 em um aéreo reverse de backside bem executado numa direita.

MATT DUNBAR/WSL
Jadson Andre - MATT DUNBAR/WSL

O australiano ficou trocando de posição com Jadson a cada onda surfada, mas a segunda dobradinha verde-amarela foi confirmada no último minuto. O potiguar já tinha recuperado o segundo lugar, só que Moffat precisava de pouco. Ele tentou pegar uma onda, mas a prioridade de escolha era dos brasileiros e Jadson foi na esquerda que rendeu até um belo tubo. Ainda surgiu outra onda e Medina entrou na direita que armou a rampa para voar muito alto numa rotação completa no ar, para confirmar a vitória com nota 6,07.

“Está sendo ótimo ter essa sequência de eventos, então quero aproveitar esse momento”, disse Gabriel Medina.“Estou tentando não desperdiçar nenhuma oportunidade de surfar e estou feliz por ter passado a bateria. No final, o Jadson também se deu bem e foi legal ver tanta torcida aqui na praia. Tem bastante brasileiros na areia e foi engraçado que dei um autógrafo numa maçã (risos). Foi bem diferente e é incrível estar num lugar como esse”.

MATT DUNBAR/WSL
Italo Ferreira - MATT DUNBAR/WSL

Medina saiu do mar e Italo Ferreira entrou de cabelo amarelo combinando com a lycra amarela de número 1 do ranking, que voltou a vestir depois da vitória no Rip Curl Newcastle Cup no último sábado. O potiguar enfrentou duas gerações do surfe australiano, Morgan Cibilic e o tricampeão mundial Mick Fanning. Cibilic está estreando na elite do CT e foi a grande surpresa da etapa passada em Newcastle, só parando na semifinal contra Medina. Fanning encerrou sua carreira em 2018, na final do Rip Curl Pro Bells Beach contra o mesmo Italo Ferreira. E se despediu com derrota, com o potiguar festejando seu primeiro título em etapas do CT.

O atual campeão mundial imprimiu o seu ritmo frenético logo na primeira onda boa que surfou, uma direita que já mandou um rasgadão de backside, seguido por um floater animal despencando no buraco e um batidão muito forte, combinando mais algumas manobras até o inside para ganhar a maior nota do dia, 7,33. Depois, voou num aéreo rodando em outra direita que valeu 6,83 para fazer o maior placar, 14,13 pontos. Enquanto isso,Fanning falhava nas suas ondas, errando as manobras. Cibilic também não conseguiu repetir as atuações de Newcastle, mas passou em segundo e Mick caiu para a repescagem.

MATT DUNBAR/WSL
Mick Fanning - MATT DUNBAR/WSL

“Tenho grandes lembranças daquela final com o Mick (Fanning) em Bells e estava muito empolgado para essa bateria”, disseItalo Ferreira.“Eu fiz tudo o que podia para avançar e acelerei até o limite (risos). Está difícil o mar lá fora, a direção da ondulação não está boa e as ondas estão fechando, mas aparecem umas boas ainda. A minha prancha funcionou bem nessa condição de mar e estou pronto para a próxima bateria”.

Depois das vitórias dos líderes do ranking 2021 da World Surf League, a seleção brasileira do CT só voltou a se apresentar no fim do dia, nas três baterias que fecharam a primeira fase do Rip Curl Narrabeen Classic em Sidney.Miguel Pupo e Deivid Silva também saíram do mar em primeiro lugar, derrotando seus adversários, masCaio Ibelli foi superado pelo australiano Jack Robinson e o americano Griffin Colapinto.

MATT DUNBAR/WSL
Jack Robinson - MATT DUNBAR/WSL

Com isso, três integrantes da seleção brasileira vão disputar a repescagem. Quem ficar em terceiro novamente, se despede da competição em último lugar. Caio Ibelli está na terceira bateria desta segunda fase com o sul-africano Matthew McGillivray e o australiano Mikey Wright. Alex Ribeiro disputa as duas últimas vagas para a terceira fase com o americano Conner Coffine o australiano Adrian Buchan. Tatiana Weston-Webb encara as australianas Tyler Wright e Laura Enever na primeira eliminatória feminina.

Vamos acompanhar !

Tags

Autor