ISA expõe atletas olímpicos ao Coronavírus

Medina e Tatiana Weston-Webb decidiram abandonar o ISA Games e agora a CBSURF resolveu sair da competição quando só restavam Ítalo e Filipe.

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 02/06/2021 às 18:06
Notícia
X

Os surfistas do time brasileiro que vão para Tóquio, mesmo classificados para as Olimpíadas se viram obrigados a competirem em El Salvador por exigência da International Surfing Association (ISA), sobe pena de perderem suas vagas em caso de não irem.

Mesmo com os surfistas integrantes da Word Surf League dentro do critério para escolha do time olímpico pela Entidade, onde a WSL fez um ritual de entrega da bandeira olímpica para cada atleta classificado na última temporada que tinha como norma para qualificação os 10 primeiros homens e as 8 mulheres do Championship Tour 2019, a ISA expos os competidores a um risco desnecessário de contraírem a Covid-19, depois de todo esforço da WSL em isolarem seus participantes durante as últimas quatro etapas do mundial que aconteceu na Austrália.

ISASURFING/DIVULGAÇÃO
Gabriel Medina - ISASURFING/DIVULGAÇÃO

Na Austrália eles passaram 14 dias de quarentena, competiram as quatro etapas realizadas em cidades diferentes, sem precisar em momento algum fazer uso de mascaras, ficando três meses completamente seguros em relação à contaminação do Coronavírus.
Chegando em Em El Salvador, local da disputa do Isa Surfing Games as 51 delegações foram testadas e 20 delas tiveram membros testando positivo, inclusive o Brasil, com Silvana Lima. Mesmo com uma grande pressão dos competidores e da própria WSL para que o evento fosse cancelado, não foi isso que aconteceu.
Os surfistas foram ao mar e depois de surfarem suas primeiras baterias e participarem do evento, como a ISA exigia, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb tomaram a decisão de abandonar o evento sem comunicar oficialmente

ISASURFING/DIVULGAÇÃO
Equipe brasileira - ISASURFING/DIVULGAÇÃO

Só que o correto era a ISA realizar uma competição segura para compor suas equipes olímpicas. Com isso Silvana Lima testou positivo duas vezes e restante da equipe seguiu s ao Coronavírus no ISA Surfing Games.
Isso é um fato no mínimo estranho onde a Confederação Brasileira de Surf não se colocou contra essa exigência.

Em nota a CBSURF anunciou hoje, 02/06, o abandono do Time brasileiro da competição que “em função dos resultados da equipe na última terça-feira,01/06, e visando o melhor cenário para a continuidade da temporada dos atletas, a Seleção Brasileira de Surfe se despediu do ISA World Surfing Games 2021 com as quatro vagas olímpicas confirmadas.A delegação brasileira permanecerá em El Salvador até o dia 7 de junho, realizando treinamentos específicos com a campeã brasileira Julia Santos e aguardando a plena recuperação da atleta olímpica Silvana Lima“.

ISASURFING/DIVULGAÇÃO
Ítalo Ferreira - ISASURFING/DIVULGAÇÃO

“É o sonho de todo atleta poder representar o seu país nas Olimpíadas. Vamos ampliar ainda mais o alcance e a potência do surfe e mostrar o nosso esporte ao mundo. Saio daqui de El Salvador com a sensação de dever cumprido e muito feliz com a recepção de todos”, comentou Ítalo Ferreira
A competição teve início no domingo, 30/05, em El Salvador que recebeu os Jogos Mundiais da ISA (International Surfing Association) pela primeira vez com os homens competindo em La Bocana e as mulheres em El Sunzal. A equipe brasileira foi composta por Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb e Júlia Santos.

ISASURFING/DIVULGAÇÃO
Gabriel Medina - ISASURFING/DIVULGAÇÃO

Com a desistência de Gabriel e Tati, o isolamento de Silvana, por testar positivo para Covid-19, e a eliminação de Júlia Santosna repescagem a equipe brasileira seguia competindo comItalo Ferreira e Filipe Toledo. Ítalo se classificou para o quarto round seguindo forte rumo ao título e Filipinho foi para repescagem após o terceiro round.

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games é transmitido ao vivo em português com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil: www.canalolimpicodobrasil.com.br

Tags

Autor