Time Brasil completo nas oitavas das Olimpíadas

Ítalo, Gabriel, Silvana e Tati não decepcionaram e seguem rumo ao pódio Olímpico na praia de Tsurigasaki em Ichinomiya no Japão

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 25/07/2021 às 13:48
Notícia
X

A “tempestade brasileira” agora é o “tufão olímpico”. Todo o time Brasil, formado pelo bicampeão mundial Gabriel Medina, o atual campeão mundial Ítalo Ferreira, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb, está classificado para as oitavas de finais do surfe nas Olimpíadas de Tóquio 2020 que poderá, se as condições de ondas permitirem, ir ao mar neste domingo, 25/07 às 19 horas, em Tsurigasaki, em Ichinomiya. no Japão.

O potiguar de Baía Formosa Ítalo Ferreira fez história e venceu a primeira bateria olímpica do surfe pelo Brasil mostrando ao mundo sua potência aérea que distingue os brasileiros de outros surfistas do mundo é sem dúvida, junto ao Gabriel, favoritos ao pódio. Sua performance somou 13,67, a melhor da primeira fase.

MIRIAM JESKE/COB
Gabriel Medina venceu sua primeira bateria nas Olimpíadas de Tóquio - MIRIAM JESKE/COB

O paulista de Maresias surfou na quinta do primeiro dia e fez o esperado, utilizou seus inaceitáveis aéreos e mostrou porque é é o líder do Circuito Mundial em 2021, sendo finalista de 5 das 6 etapas do circuito da Word Surf League, com duas vitórias. Fora do mar antes de embarcar para o Japão, Medina entrou numa disputa com o Comitê Olímpico Brasileiro querendo sua mulher Yasmin Brunet como parte do estafe do Time Brasil. Seu pedido foi vetado e ele mostrou na sua primeira participação que a decisão não afetou seu estado emocional ganhando bem.

Ondas pequenas dificultaram as apresentações dos competidores levando Medina a ficar em terceiro lugar na sua bateria por muito tempo. Nos 10 minutos finais surfou duas boas ondas, 6,20 e 6,03, somando 12,23.

MIRIAM JESKE/COB
Ítalo Ferreira - MIRIAM JESKE/COB

“É muito diferente do que a gente tinha, é um mundo muito profissional onde tem os melhores do mundo e eu fico feliz de fazer parte desse time”, falou Gabriel. “Eu sei que eu consigo surfar mais, mas a bateria foi boa para estar mais adaptado com o mar. No começo teve um momento que eu não achei nada e tiveram 4 minutos ali que resolveram a bateria, esse é o ‘Beach Break’ do Japão, a bateria só acaba quando termina, pode acontecer qualquer coisa”.Medina passou para a terceira fase junto com o tahitiano Michel Bourez da França.

MIRIAM JESKE/COB
Tatiana Weston-Webb - MIRIAM JESKE/COB

Além dos brasileiros, outros oito surfistas foram direto para a próxima fase, os japoneses Hiroto Ohhara e Kanoa Igarashi, o norte-americano Kolohe Andino, os peruanos Miguel Tudels e Lucca Mesinas, o australiano Owen Wright, o marroquino Ramzi Boukhiam e Bourez.

O havaiano bicampeão John John Florence competindo pelos Estados Unidos, cotado para um dos três lugares do pódio olímpico, surpreendeu a todos e só passou para as oitavas de final pela repescagem. os surfistas que ficaram em terceiro e quarto lugares na primeira fase tiveram uma nova oportunidade de avançarem na competição através dessa repescagem.

OLIVIER MORIN / AFP
Silvana Lima com o segundo lugar se classificou para as oitavas - OLIVIER MORIN / AFP

No feminino, a cearense Silvana Lima foi a primeira a entrar na água, e somando 6,70 e 5,43 pontuou 12,13. Ficando com a segunda colocação, atrás da australiana sete vezes campeã mundial Stephanie Gilmore, que fez 14,50. Já Tatiana Weston-Webb, em um mar muito ruim venceu a sua bateria com 11,33 pontos, somando 6,33 e 5,00. Vencendo a francesa Johanne Defay, com 10,60 que também passou para as oitavas de final.

Avante e aloha Brasil!

Tags

Autor