COLUNA SURFE

Douglas Silva vence primeira etapa do Circuito Pernambucano de Surfe

Com um excelente aéreo na final, Dodô começa o Circuito Pernambucano liderando entre os profissionais

Imagem do autor
Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 09/08/2021 às 18:19 | Atualizado em 10/08/2021 às 1:51
Notícia
X

Correspondendo às expectativas, a primeira etapa do Circuito Pernambucano de Surfe levou à praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca, neste final de semana, 07 e 08/08, os melhores surfistas de Pernambuco e alguns de outros estados brasileiros para iniciar a disputa da honra de colocar no currículo o título de campeão de 2021.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Douglas Silva - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
 

Como não podia ser diferente, os profissionais mostraram como se faz um surfe moderno, competitivo e aéreo em um mar difícil com fortes correntezas, muito vento e ondas que levavam os surfistas a mostrarem toda sua experiência em suas escolhas, porque uma onda mau escolhida renderia muitos minutos remando em uma arrebentação difícil de ser ultrapassada. Que o diga os meninos da Sub 14 e a categoria Feminino, que infelizmente só teve a bateria final pela falta de inscritas, sinalizando que precisa de um urgente trabalho de base e de empenho para que se possa ter mulheres representando bem o Estado e, consequentemente, conseguirem melhores premiações.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Tiago Silva - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

Os destaques dessa primeira etapa vieram das categorias Open e Profissional. Na Open, que é aberta a todas as categorias, Tiago Silva e José “Tinho” Cláudio, que também competem na Profissional, levaram para a categoria nível e profissionalismo e disputaram a cada onda da final a taça de campeão. Quem ganhou na categoria foi Tiaguinho, que desabafou aos gritos: “Eu estou aqui!”.

Outras categorias também foram muito disputadas e tiveram a comemoração, tendo que esperar até as últimas notas serem divulgadas por Faquico, locutor oficial do evento, após o fim da bateria.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Jonatan Rafael comemora sua vitória após ganhar a final da Sub 16 mesmo cometido interferência - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

Emoção forte viveu Jonatan Rafael na final da Sub 16 que mesmo sendo punido com um interferência sobre o excelente surfista da nova geração Luan Ferreyra que lhe tirou 50% da segunda maior nota das que entram no somatório valido para o resultado. E mesmo assim na última onda ele virou o resultado da bateria e se consagrou campeão, levando sua torcida ao delírio na praia.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Luan Ferreyra - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

E por falar na “nova safra” Luan Ferreyra, 15 anos, é o “cara”, desde o ano passado quando ele apareceu de fato para o cenário competitivo nacional, ele não para de evoluir. Competiu em três categorias a Sub 16 e 18 e Pro, sendo vice-campeão em duas, já mostra um surfe de gente grande. Nesse domingo (8), em um momento muito difícil do mar, pegou o melhor tubo da competição numa onda para esquerda que lhe cobriu inteiro, rodando duas seções e saindo intacto, totalmente ereto para delírio dos que assistiam e principalmente da sua família que o apoia muito e não mede esforços para construir sua carreira. Anotem esse nome: Luan Ferreyra, que já é um orgulho pernambucano.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Douglas Silva e Alan Donato comemoram o resultado da final - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

Entre os Profissionais, que ano passado não competiram no Estado, 24 surfistas disputaram a categoria, incluindo pernambucanos, alagoanos, paulistas, cearenses e potiguares, para quatro chegarem a final: os pernambucanos conhecidos como os “Maracas Boys” Alan Donato, Douglas Silva e Gabriel Farias locais de Maracaípe, e o potiguar de Baía Formosa Alan Jones que venceu o Maresias Pro Baía Formosa semana passada.

Logo na segunda onda, Douglas mostrou que o nível seria altíssimo. Em uma boa esquerda, descobriu uma rampa para sobrevoar a praia em um aéreo alto de front side sem usar as mãos na borda e pontuar a nota nove que fez seus adversário passarem o resto da bateria correndo atrás de uma onda excelente. O único que chegou perto foi seu amigo Alan Donato, um excelente competidor que também tem um arsenal de voos capaz de ameaçar o líder. Alan não encontrou a rampa certa para voar, mas onda após onda, chegou perto, e na sua última, levou a decisão para a praia. Os dois juntos esperaram Faquico divulgar o resultado, e depois de um longo abraço, Dodô foi carregado ao pódio sob forte emoção.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Douglas Silva - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

Nas outras categorias, o experiente Cláudio Marroquim colocou mais um título em seu vasto currículo vencendo a Legend, para competidores que contribuíram com a história do surfe nacional. Na Kahuna, o maranhense Alvaro Bacana foi o vitorioso, na Grand Kahuna, Airton Almeida fez prevalecer sua performance e saiu como o campeão, na Sub 18, o campeão foi Ruan Barros, na Sub 18 venceu José Claudio, na Feminino, Nicole Santos foi a primeira colocada, na Universitário, venceu Ricardo Herick, na Master e Gran Master, Tatsuo Tanaka conseguiu o título.

“Eu não acredito, não esperava, minha esposa não vai acreditar”, comemorou Tanaka entre os amigos que lhe saudavam na praia, exibindo seu sorriso largo que é sua “marca registrada”.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Tatsuo Tanaka - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE

A próxima etapa do Circuito Pernambucano de Surfe será o Realce Nordeste Surf Pro, nos dias 18 e 19 de setembro, também na praia do Cupe. Vamos prestigiar. Aloha!

Tags

Autor