Surfe para todos no Festival Viva

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data traz reflexão sobre a importância da inclusão social na sociedade e no surfe

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 21/09/2021 às 14:25 | Atualizado em 04/10/2021 às 8:59
Notícia
X

A acessibilidade que é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo será levado a praia no Festival Multicultural Viva, o maior festival de esportes náuticos e atividades saudáveis do Brasil que acontecerá entre os dias 29/10 à 07/11 na praia da Reserva do Paiva.

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data traz reflexão sobre a importância da inclusão social na sociedade e no meio corporativo e destaca a atitude do Viva em ser acessível para todos, desenvolvendo ações inclusivas.

ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
Josimar Lourenço pratica várias esportes - ALEXANDRE GONDIM/@BLOGDOSURFE
 

A estrutura acessível foi pensada para a praia. As esteiras azuis do Projeto Praia Sem Barreiras serão instaladas na Reserva do Paiva com as cadeiras anfíbias, próprias para banhos assistidos à pessoas que são usuárias de cadeiras de rodas. As esteiras acessíveis farão uma passarela sobre a areia e será possível o público em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida acessar a areia e o mar.

A acessibilidade do evento foi pensada em várias dimensões: comunicacional, física e atitudinal. Os conteúdos digitais serão acessíveis com legendas, tradução em libras e o evento contará com um intérprete de libras no local, para receber o público surdo.

Nas redes sociais o uso de descrição de imagens e vídeos permitirá mais acessibilidade comunicacional. A acessibilidade atitudinal e responsabilidade social em ofertar um evento para todos terá atrações como o surf adaptado da escola inclusiva Cepa Surf e serão contratados jovens com deficiência para compor o “staff” do evento, entre eles, produtores que acompanharão as atividades saudáveis e também um fotógrafo com Síndrome de Down.

HERMANN COCKLES/@CLICKSURF78
Josimar Lourenço com seu professor Bruno Monteiro da escola Cepa Surf - HERMANN COCKLES/@CLICKSURF78

O formato acessível e inclusivo do evento foi desenvolvido em parceria com a Consultoria In Soluções Inclusivas, da empreendedora social Daniela Rorato, que já assinou a acessibilidade de eventos como o Carvalheira na Ladeira e Carnaval do Recife. “Percebe-se no Viva um cuidado especial com a inclusão, com pluralidade etária com o surfe master, responsabilidade social e inclusão com o surf adaptado. Essas ações inclusivas para pessoas com deficiências demonstram que o evento quer proporcionar bons momentos para todos e todas em sua diversidade.” Destaca Daniela.

SOBRE O FESTIVAL MULTICULTURAL VIVA - A Reserva do Paiva em Pernambuco está sendo preparada para receber o Viva Fest, o maior festival de esportes náuticos e atividades saudáveis do Brasil, entre os dias 29/10 à 07/11.

Serão dias vivenciando práticas esportivas, culturais e ambientais onde a qualidade da vida ao ar livre em contato com a natureza será compartilhada através de disputas de Surfe, Longboard e Stand Up Padlle (SUP) Waves aliadas a consciência ambiental, arte, gastronomia, cultura e saúde criando a possibilidade de abrir um excelente campo para negócios voltados a um desenvolvimento sustentável.

Divididos em dois finais de semanas, no primeiro, de 29/10 ao feriado de Finados 02/11, acontecerá os torneios de SUP e Longboard. No segundo, de 05 à 07/11, o Surf 80 Master onde o tradicional pico de surfe conhecido como Nordestão, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do Estado, receberá competições reconhecidas pela Confederação Brasileira de Surf - CBSURF, em diversas modalidades: Viva Sup para os Stand Up Padlle Wave, Viva Long para os Longboarders e Viva Surf 80 Master para os experientes surfistas válidas para o ranking brasileiro das categorias e como classificatória para um possível evento mundial.

Informações e inscrições :
Para o Longboard e SUP: whatsapp (87) 996228021 - (81) 998959699
Para o Surf 80 Master: Fone/whatsapp: (81) 986010471.

Tags

Autor